Durante uma fiscalização em ônibus interestaduais pela Rodovia Anhanguera (SP-330), a Polícia Rodoviária junto ao 1º Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) apreendeu neste sábado (3), 22 aves silvestres em um ônibus que tinha como destino final Pedra Branca, no Ceará.
Durante busca no interior do ônibus, uma bolsa de tecido havia chamado a atenção dos policiais, que ao abrirem, se depararam com uma gaiola pequena transportando os animais, identificados posteriormente da espécie “canário da terra”.
Indagado aos passageiros sobre a propriedade, ninguém se manifestou, indagado o motorista, também alegou desconhecer a procedência.
O motorista, sem antecedentes criminais, foi conduzido até o Plantão Policial para medidas cartorárias, onde foi elaborado o Auto de Apreensão, sendo o motorista qualificado como testemunha e liberado. Ninguém foi preso.
Os pássaros foram apreendidos, tendo os agentes contatado a 2ª Cia do 5º Batalhão da Polícia Ambiental, onde passou o procedimento de entrega e o local onde os pássaros serão encaminhados, na cidade de Campinas.