Acusado de feminicídio em Hortolândia tem prisão preventiva decretada
Cristiano Ribeiro, de 39 anos, é suspeito de matar Cleonice Aparecida Pinheiro de Oliveira, de 54, dentro do apartamento do casal
Acusado de matar a facadas a companheira Cleonice Aparecida Pinheiro de Oliveira, de 54 anos, na última sexta-feira (04), Cristiano Ribeiro, de 39 anos, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça de Hortolândia.
Ribeiro não participou da audiência de custódia, realizada na tarde de sábado (05), no Fórum da cidade. Na ocasião, a Justiça decretou a prisão preventiva dele pelo crime de feminicídio.
Ele continuava internado, sob escolta policial, no Hospital e Maternidade Municipal Governador Mario Covas, onde recebia atendimento pelos ferimentos que também sofreu.
Crime aconteceu no apartamento do casal
O crime ocorreu no apartamento onde o casal morava, no Condomínio Praia Grande, no Jardim Minda. Os dois estavam juntos havia quatro anos. Novas informações sobre o caso foram divulgadas durante o fim de semana prolongado.
Segundo a titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Hortolândia, Alline Kruetzmann Abdo Vicentim, a faca apontada como instrumento usado no crime foi localizada e apreendida no apartamento durante o trabalho da Polícia Técnico-Científica. O objeto será submetido a exames periciais.
Mulher vivia contexto de violência doméstica
Segundo as testemunhas ouvidas pela delegada e pela equipe dela, os elementos reunidos inicialmente indicam que o crime ocorreu em um contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
A delegada informou que não havia registros anteriores de violência doméstica envolvendo o casal e que a vítima não tinha medida protetiva contra o agressor. O filho dela, porém, confirmou que os dois “brigava muito”.
Segundo o relato do rapaz, de 20 anos, a mãe e o padrasto chegaram em casa por volta das 2h de sexta-feira, comeram e foram dormir. Eles não haviam discutido naquela noite.
Autor pediu que chamassem filho da vítima
Por volta das 10h30, Ribeiro se levantou, abriu a porta do quarto e informou a duas mulheres que estavam no imóvel, uma sobrinha e uma amiga da vítima, que havia matado a companheira. Em seguida, pediu que elas chamassem o filho de Cleonice.
A amiga foi até o quarto e viu a cama do casal coberta por rastros de sangue.
O filho da vítima entrou no quarto e tocou no corpo da mãe sobre a cama, constatando que ela estava morta. O padrasto foi encontrado deitado no chão da cozinha, aparentemente dormindo, com um corte profundo no peito.
Ninguém ouviu momento exato do feminicídio
Ainda não se sabe se o corte em Ribeiro foi causado durante uma possível luta entre o casal ou se ocorreu em uma tentativa de tirar a própria vida após ele esfaquear a mulher. Ninguém no apartamento teria ouvido ou percebido o crime durante a madrugada.
Ribeiro teria admitido o crime ao filho da companheira. As testemunhas deixaram o apartamento e acionaram a Polícia Militar, enquanto vizinhos chamaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Ribeiro foi preso ainda dentro do apartamento. Os paramédicos constataram que a mulher já estava morta, enquanto o suspeito foi socorrido pelo Samu.
Cidade chega a três feminicídios neste ano
Como já informado pela TV TODODIA no dia do crime, este é o terceiro feminicídio registrado em Hortolândia em 2026. A cidade também contabiliza ao menos outros dois casos de feminicídio tentado neste ano.
O crime ocorrido na sexta-feira, no Jardim Minda, continua sendo investigado pela Delegacia da Mulher de Hortolândia. Cristiano Ribeiro deverá ser transferido para uma unidade do sistema prisional assim que receber alta do hospital.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Homem é condenado a 27 anos por abusar das próprias netas em Campinas
Abusos começaram quando as vítimas tinham 4 e 6 anos; réu também deverá pagar R$ 50 mil em indenizações por danos morais
Justiça concede perdão judicial a adolescente envolvido em tiro acidental que vitimou amigo em Santa Bárbara d’Oeste
Decisão acolheu a tese do advogado André Marchi e reconheceu o trauma irreversível sofrido pelo jovem ao causar a morte involuntária do próprio amigo
Mulher é presa suspeita de furtar lojas na região central de Americana
Suspeita foi localizada com medicamentos, roupas, alimentos e outros produtos
