Com camisetas do Lula: dois são detidos por tráfico em Piracicaba; deputada do PT rebate PM
Um adolescente também foi apreendido; mãe contesta policiais
Voz gerada por inteligência artificial

Dois jovens foram detidos e um adolescente de 17 anos apreendido durante uma abordagem da PM (Polícia Militar) relacionada a uma denúncia de tráfico de drogas, nesta quarta-feira (21), em Piracicaba. A ocorrência provocou acusações de agressões e irregularidades envolvendo camisetas com a imagem do presidente Lula (PT). A mãe do adolescente contesta a versão policial, enquanto outras duas mulheres denunciam ter sido agredidas e obrigadas a retirar roupas de apoio ao presidente.
Segundo a PM, a equipe foi acionada após uma denúncia anônima sobre a venda de entorpecentes nas proximidades da Rua Senador Saraiva, ao lado de um bar, na região do bairro Matão. O denunciante descreveu três indivíduos usando camisetas brancas com a imagem de Lula e informou que um deles estaria armado com um revólver.

Os policiais realizaram a abordagem com base nas características informadas. O caso foi encaminhado ao 3º Distrito Policial de Piracicaba para apuração.
Mãe contesta versão policial e denuncia agressões
Edna Souza Barbosa, de 33 anos, afirmou à TV TODODIA que o filho, de 17 anos, não vestia uma camiseta com a imagem de Lula quando foi abordado.
Segundo ela, os jovens apareceram posteriormente usando peças semelhantes, o que contraria a informação inicial da PM de que os suspeitos já utilizavam as camisetas no momento da denúncia.
A mulher também acusa os policiais de agredir o adolescente e afirma que sua filha de 14 anos foi empurrada no peito ao tentar se aproximar do irmão. Familiares ainda teriam sido ameaçados durante a ocorrência.
Conforme o relato da mãe, o adolescente permanecia apreendido enquanto o caso era apurado.
Mulheres denunciam retirada de camisetas e violência
A deputada estadual Professora Bebel (PT) divulgou denúncias de supostos abusos contra duas mulheres na Comunidade Vitória Pantanal, na região do Jardim Monte Líbano.
Segundo a assessoria da parlamentar, as mulheres foram abordadas por policiais enquanto saíam de casa. Uma delas relatou que os agentes perguntaram se moravam na comunidade e se faziam uso de drogas, antes de questionarem as camisetas com mensagens de apoio a Lula.
A denunciante afirma que a amiga retirou a peça e a entregou aos policiais. Ela, porém, teria se recusado porque ficaria apenas de sutiã e, por isso, teria recebido um chute.
Ainda conforme o relato, os agentes foram até a residência da mulher, pegaram outra camiseta e solicitaram cinco peças. As identidades das denunciantes não foram divulgadas.
As acusações ainda não foram confirmadas oficialmente.
Bebel promete levar denúncias à Ouvidoria
Após visitar a comunidade, Professora Bebel anunciou que pretende encaminhar as denúncias à Ouvidoria da Polícia Militar. Segundo sua assessoria, as duas mulheres também devem registrar a ocorrência na delegacia.
A deputada considera que os episódios podem representar violência política e ideológica e defende a investigação da conduta dos agentes.
Bebel também fez referência ao sequestro do empresário Abílio Diniz, em 1989, quando integrantes do grupo responsável pelo crime foram fotografados usando camisetas do PT. A parlamentar utilizou o episódio para questionar as circunstâncias envolvendo as roupas mencionadas nas abordagens em Piracicaba.
Outro lado
A TV TODODIA procurou a PM para esclarecer as denúncias de agressões, a origem das camisetas e os procedimentos adotados pelos agentes.
Até a publicação desta reportagem, a corporação não havia se manifestado sobre as acusações. O espaço permanece aberto para posicionamento.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Instrutor de autoescola é investigado após denúncia de aluna em Hortolândia
Mulher de 23 anos afirma que profissional expôs o órgão genital durante a primeira aula prática de direção
Motociclista tem nariz quebrado ao reagir a roubo de moto; dois são detidos
Um homem permaneceu preso; outros dois adultos e um adolescente foram liberados e seguem sob investigação
Operação contra venda ilegal de anabolizantes prende dois homens em Piracicaba
Ação cumpriu 11 mandados em seis bairros e apreendeu 144 produtos
