
Quase duas toneladas de drogas foram incineradas pela Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana na manhã desta sexta-feira (24), durante a Operação Purgatio. Os entorpecentes foram apreendidos nos últimos três meses em ações da Seccional de Polícia de Americana.
Entre as drogas destruídas estavam grandes quantidades de cocaína, crack, maconha, haxixe, lança-perfume e outras drogas sintéticas, todas apreendidas em investigações e operações policiais e autorizadas judicialmente para destruição.
Carga em Monte Mor
Parte do material incinerado foi apreendida na última quarta-feira (22), durante a Operação Trevo, quando a Dise interceptou uma carreta no trevo de acesso a Monte Mor, na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101).
Na ocasião, um motorista de 37 anos foi preso transportando 257 quilos de maconha. Segundo a Polícia Civil, a investigação apontava que um grande carregamento de drogas seria levado até Monte Mor em um conjunto trator-reboque Scania branco.
Parte da droga estava escondida atrás do banco do motorista, na cabine do caminhão. O restante foi encontrado dentro de tambores transportados no compartimento de carga e no compartimento de ferramentas da carreta.
Ainda conforme a investigação, o motorista saiu de Dourados (MS) com destino a Vinhedo e receberia R$ 30 mil pelo transporte da carga.
Esquema de segurança
A Operação Purgatio mobilizou investigadores da Polícia Civil e diversas viaturas para garantir a escolta e o transporte seguro dos entorpecentes até o local da incineração.
O procedimento foi acompanhado pelo IC (Instituto de Criminalística), pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e pela Vigilância Sanitária, que fiscalizaram todas as etapas da destruição das drogas.
Segundo a Polícia Civil, o planejamento operacional teve como objetivo garantir a integridade da carga apreendida, a segurança dos policiais envolvidos e da população durante todo o deslocamento.
Resultado de operações
Os entorpecentes destruídos são provenientes de diversas apreensões realizadas pela Dise de Americana e pelas demais unidades subordinadas à Seccional de Polícia de Americana.
As drogas foram retiradas de circulação durante operações de combate ao tráfico realizadas nos últimos três meses, resultado de investigações, ações de inteligência e trabalhos repressivos.
A incineração ocorreu em um estabelecimento industrial credenciado, sob coordenação da autoridade policial responsável. Por questões de segurança, a localização não foi divulgada.
Combate ao tráfico
De acordo com a Polícia Civil, a destruição de aproximadamente duas toneladas de drogas representa mais uma ação de combate ao tráfico de entorpecentes na região, eliminando definitivamente uma grande quantidade de substâncias ilícitas que poderiam abastecer organizações criminosas.
A Dise destacou que operações como a Purgatio refletem o trabalho contínuo de investigação, inteligência policial e repressão qualificada ao tráfico de drogas, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a segurança pública.





