
Dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Civil durante a Operação “Falsum”, deflagrada pela Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Americana na tarde de quarta-feira (2), em Artur Nogueira. A ação teve como objetivo desarticular um esquema de falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas.
Os investigados, um empresário de 36 anos e um autônomo de 34, foram detidos em um imóvel na Rua José Bervint, no Jardim de Feveri. No local, os policiais encontraram rótulos falsificados, garrafas vazias, selos da Receita Federal com indícios de falsificação, equipamentos e bebidas adulteradas.
Investigação começou após denúncia
Segundo a Polícia Civil, a investigação começou após uma denúncia anônima informar que o imóvel era usado para falsificar e adulterar bebidas alcoólicas. Durante as diligências, os policiais viram uma picape Saveiro com capota deixar o endereço, mas não conseguiram abordá-la naquele momento.
Na sequência, a partir de uma propriedade vizinha, os investigadores observaram grande quantidade de caixas e vasilhames vazios armazenados dentro do imóvel. A movimentação reforçou a suspeita de que o endereço era utilizado para a produção e preparação de bebidas falsificadas.
Suspeito tentou fugir dos policiais
Durante a ação, um homem que estava no interior do imóvel percebeu a movimentação policial e correu para a parte interna da residência. Diante da suspeita de atividade criminosa, os investigadores entraram no local e abordaram os dois suspeitos.
Na busca pessoal, foram encontrados três aparelhos de telefone celular. Nas buscas pelo imóvel, os policiais localizaram diversos rótulos de bebidas falsificados, garrafas vazias e grande quantidade de selos da Receita Federal com indícios de falsificação.
Maquinário era usado na preparação das bebidas
Além dos rótulos e recipientes, os policiais apreenderam equipamentos que, segundo a investigação, seriam usados na preparação, rotulagem e adulteração das bebidas alcoólicas. Também foram encontrados recipientes com bebidas falsificadas, grande quantidade de tampas e uma máquina de cartões.
O imóvel ainda tinha um DVR e diversos cartões bancários. Entre as garrafas vazias havia recipientes de whisky, vodka e gin, de diferentes marcas. Os equipamentos encontrados reforçaram a suspeita de que o local era utilizado em uma atividade estruturada de preparação e falsificação dos produtos.
Empresário já tinha sido preso pela Polícia Federal
Durante consultas aos bancos de dados policiais, os investigadores constataram que o empresário de 36 anos possuía antecedentes criminais. Segundo o delegado Fernando Fincatti Periolo, ele havia sido preso anteriormente pela Polícia Federal por envolvimento com tráfico de drogas no estado de Mato Grosso.
Posteriormente, o empresário passou a cumprir medidas cautelares determinadas pela Justiça. A informação foi considerada relevante pelos investigadores porque o suspeito estava sob restrições judiciais quando foi localizado no imóvel investigado.
Polícia também encontrou revólver e munições
Durante as buscas, os policiais localizaram um revólver calibre 38. Segundo o registro da ocorrência, a arma estava acompanhada de 37 munições íntegras do mesmo calibre e outras quatro munições deflagradas. A apreensão resultou também na autuação por porte ilegal de arma de fogo.
Falsificação de rótulos também é considerada grave
O delegado também chamou atenção para a falsificação dos rótulos e dos selos utilizados nas garrafas. Além da possível adulteração das bebidas, os investigadores encontraram grande quantidade de rótulos falsificados de diversas marcas e selos da Receita Federal com indícios de falsificação.
Para a Polícia Civil, a prática aumenta a gravidade do esquema porque os produtos poderiam ser apresentados aos consumidores como bebidas originais de marcas conhecidas. Os peritos do Instituto de Criminalística foram chamados para realizar os exames técnicos necessários no imóvel.
Perícia foi acionada
O objetivo da perícia foi preservar e documentar os vestígios encontrados durante as buscas, incluindo os materiais usados na produção dos rótulos, as bebidas, os recipientes e a arma localizada no endereço.
Dois homens foram presos em flagrante
Diante dos materiais apreendidos e dos elementos reunidos durante as diligências, os dois investigados receberam voz de prisão em flagrante. Eles foram autuados por porte ilegal de arma de fogo, crime contra o registro de marca, falsificação de papéis públicos e falsificação de bebidas.
Os presos foram conduzidos, com todos os objetos apreendidos, à sede da Dise de Americana, onde a ocorrência foi apresentada ao delegado responsável. Após analisar os fatos e as circunstâncias do caso, o delegado ratificou as prisões em flagrante e determinou as medidas de Polícia Judiciária.
Presos foram encaminhados para Sumaré
Após a conclusão da prisão em flagrante, os dois homens passaram por exame cautelar e foram encaminhados à Cadeia de Sumaré. Eles permanecem à disposição da Justiça e aguardam a realização da audiência de custódia.
Materiais apreendidos
Entre os principais itens apreendidos durante a Operação “FALSUM” estão 37 munições íntegras, quatro munições deflagradas, três aparelhos celulares, grande quantidade de garrafas vazias, garrafas de whisky, vodka e gin, rótulos falsificados de diversas marcas e selos da Receita Federal com indícios de falsificação.
Também foram apreendidos maquinário utilizado na produção de rótulos e na colocação de tampas, recipientes contendo bebidas falsificadas e diversos cartões bancários.





