quinta-feira, 18 abril 2024

Empresário de Paulínia agenciava negócios do crime organizado

Um empresário português apontado pela polícia como principal agenciador de negócios, na região, de uma organização criminosa, foi preso, na última quarta-feira, em um condomínio fechado do Jardim Fortaleza, em Paulínia.
A prisão levou à apreensão de nove aeronaves, além de veículos de luxo, cocaína e armas. Segundo policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), os aviões faziam parte de uma frota utilizada para transportar drogas, armas e dinheiro.

Segundo os policiais civis, a ação para prender o empresário M.C.M.L., conhecido por “Murruga”, começou na última segunda-feira (2) e foi concluída na quarta.  Informações sobre as atividades de “Murruga” surgiram após a prisão de outro homem de nacionalidade portuguesa, ocorrida em agosto, considerado importante integrante do crime organizado, D.G.L., o “Décio Português”.

As investigações revelaram que “Murruga” também estava envolvido no esquema e, a princípio ele aparecia como doleiro. O homem preso em Paulínia, devido ao seu conhecimento em compra e venda de dinheiro, passou a gerenciar as ações, resolvendo principalmente problemas de logística e lavagem de dinheiro.

Segundo o Deic, ele agenciava aviões para transporte de drogas das principais regiões produtoras, além de trazer armas e dinheiro de outros países para abastecer criminosos no Brasil. “Murrunga” foi preso em flagrante durante cumprimento de mandado de busca e apreensão porque mantinha em casa um tablete de cocaína, que usava como mostruário a interessados em comprar entorpecentes.

No local, em Paulínia, também foram apreendidos veículos importados. Os policiais seguiram ainda para o aeroporto de Bragança Paulista onde apreenderam em um mesmo hangar, nove aeronaves e armas. Em uma terceira etapa da operação, em um escritório do bairro Tatuapé, na Capital, foram apreendidos computadores usados nas negociações e transferência de valores. “Murruga” responderá por crimes de associação ao tráfico, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também