Estudante denuncia ter sido filmada em banheiro de universidade em Hortolândia
Polícia Civil investiga o caso após a aluna relatar que viu um celular sobre a divisória das cabines
Voz gerada por inteligência artificial

Uma estudante de 27 anos do curso de Direito denunciou ter sido filmada por um desconhecido na noite de quinta-feira (22), dentro do banheiro da biblioteca do campus de Hortolândia do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), no Parque Ortolândia.
A aluna relatou o caso às autoridades e também publicou vídeos sobre o ocorrido em suas redes sociais, abertas ao público. Como se trata de uma denúncia envolvendo possível registro não autorizado da intimidade sexual, a TV TODODIA não mostrará o rosto da estudante.

O registro não autorizado da intimidade sexual foi incluído no Código Penal em 2018. A legislação prevê como crime o registro, sem autorização, de cenas de nudez ou de ato sexual de caráter íntimo e privado.
Celular apareceu sobre a divisória
Em um dos vídeos, a estudante contou que estava no campus para fazer um trabalho com colegas quando foi ao banheiro, por volta das 20h45. Ela relatou que encontrou a luz apagada e uma cabine fechada. “Eu fui filmada ontem dentro do banheiro da biblioteca da faculdade. Ontem, eu fui com os meus colegas para poder fazer um trabalho na faculdade e, por um instante, eu quis ir no banheiro. Quando eu entrei no banheiro, a luz estava apagada e tinha um box fechado. Eu achei estranho, mas eu segui normal minha vida”, contou a vítima.
A aluna disse que acendeu as luzes e entrou em uma das cabines. Depois, sentiu que alguém a observava e olhou para cima. Foi quando percebeu as câmeras de um celular apontadas para baixo, por cima da divisória entre os boxes. “Quando eu estava fazendo as minhas necessidades, eu comecei a me sentir observada. Então, eu olhei para cima. Quando eu olhei para cima, tinha uma câmera me filmando. No mesmo instante, a pessoa se apavorou, puxou a câmera, começou a abrir o banheiro e saiu correndo”, acrescentou a estudante.
Suspeito deixou o local
A estudante afirmou que viu rapidamente o homem que acredita ter feito a gravação. Segundo ela, ele tinha cabelos cacheados, usava moletom sem capuz e calça jeans. “Eu tentei subir a minha calça o mais rápido que eu consegui e correr atrás da pessoa, mas eu não consegui alcançar. Eu só consegui ver pelas costas”, apontou.
Ela acionou a equipe de segurança da universidade, que fez buscas pelo suspeito, mas não o encontrou no campus. A aluna também questionou a segurança do local, por permitir que um homem entrasse no banheiro feminino e deixasse o campus sem ser localizado.
Estudante faz alerta a outras mulheres
Em um dos vídeos, a aluna afirmou que não pretendia expor a instituição, mas que queria relatar o ocorrido e chamar atenção para a segurança. “Gente, só deixando claro que eu não estou aqui para expor a faculdade ou falar o que aconteceu. Embora tenha havido, sim, uma falha na segurança, principalmente em relação às câmeras, mas isso que é um alerta. Eu estou contando a minha história. É muito triste porque eu nunca achei que isso fosse acontecer comigo e aconteceu”, ressaltou.
A estudante pediu que mulheres se protejam e compartilhou o receio de que o suspeito pudesse ter como alvo uma criança. Na ocasião, segundo ela, havia um evento infantil no prédio. “Então, assim, (se) cuidem. Mulheres, cuidem uma das outras. Não vão ao banheiro sozinhas. Compartilhem esse vídeo para que a gente consiga encontrar quem foi o responsável. Lá dentro desse prédio, é um prédio que tem muitas crianças. E ontem, especificamente, estava tendo evento infantil. E se essa pessoa estava dentro do banheiro aguardando, provavelmente não estava aguardando por mim, e talvez por uma criança. Então, fica o alerta”, completou a aluna.
Polícia Civil investiga a denúncia
A estudante registrou a denúncia junto à Polícia Civil, e o caso foi encaminhado à DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Hortolândia. A unidade confirmou à reportagem da TV TODODIA, na sexta-feira (23), que iniciou a investigação da denúncia. A polícia deve solicitar as imagens do sistema de monitoramento do campus.
Unasp afirma colaborar com a apuração
A direção do campus de Hortolândia confirmou na sexta-feira que tomou conhecimento do caso envolvendo a violação da privacidade de uma estudante. Em nota, a instituição repudiou qualquer forma de violação de privacidade, em ambientes físicos ou digitais, e reafirmou o compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade acadêmica.
O Unasp informou que fez investimentos contínuos na segurança do campus nos últimos anos, incluindo a ampliação do sistema de videomonitoramento, que passou de 278 para mais de 660 câmeras instaladas em diferentes áreas. A instituição declarou estar “colaborando integralmente com as autoridades competentes para o esclarecimento dos fatos e a adoção das providências cabíveis”.
Outro caso é investigado na cidade
A DDM também investiga uma denúncia de assédio sexual contra o instrutor de uma autoescola em Hortolândia. Segundo a denunciante, de 23 anos, o profissional, de 59, teria tocado as próprias partes íntimas durante a primeira aula prática de direção dela, na tarde de segunda-feira (19).
Em situações de emergência, agressões em andamento ou risco imediato para mulheres, meninas ou crianças, a orientação é ligar para o telefone 190, da Polícia Militar.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Homem furta panela e botijão de gás da cozinha do Estádio Décio Vitta
Câmeras registraram a ação por volta de 1h desta sexta-feira; suspeito não foi identificado e objetos não foram recuperados
Carro bate em muro de viaduto no Centro de Americana
Vítima apresentava dores no peito e abdômen e não se lembrava da causa do acidente
Drone ajuda em resgate de cão que se perdeu em mata em Americana
GAMA utilizou o drone Urano para mapear o local de difícil acesso