segunda-feira, 11 maio 2026
JULGAMENTO

Homem acusado de matar rival por ciúmes após curtida em foto vai a júri em Hortolândia

Crime aconteceu em 28 de fevereiro de 2024, no Jardim Amanda
Por
Cristiani Azanha
Vítima foi morta dentro de lanchonete. Foto: Polícia Civil

O Tribunal do Júri de Hortolândia julgará na próxima quinta-feira (14) o réu José Antonio Cruz Neto, de 22 anos, conhecido como “Bahia”, acusado de matar Mailon Gonçalves Bernardes por ciúmes após a vítima curtir uma foto da ex-companheira nas redes sociais.

O crime aconteceu em 28 de fevereiro de 2024, no Jardim Amanda. Segundo o MP-SP (Ministério Público de São Paulo), a motivação do homicídio teria sido uma curtida feita por Mailon em uma publicação da família da ex-namorada, que na época mantinha relacionamento com o acusado.

Curtida em rede social
De acordo com a denúncia, José Antonio passou a demonstrar ciúmes excessivos da vítima e chegou a ameaçá-la de morte caso continuasse mantendo contato com a ex-companheira.

A Promotoria afirmou que Mailon curtiu uma foto publicada nas redes sociais da família da ex e ainda enviou felicitações à ex-sogra. A situação teria provocado revolta no acusado.

Para o Ministério Público, José Antonio decidiu matar a vítima por não aceitar qualquer aproximação entre Mailon e a mulher com quem se relacionava.

Morto em frente a lanchonete
Segundo a investigação, na noite do crime, Mailon estava em uma lanchonete acompanhado da atual companheira e do bebê do casal quando o acusado chegou ao local em um Gol branco acompanhado de outras pessoas.

Ainda conforme os autos, José Antonio teria descido do veículo, discutido com a vítima sobre a curtida na rede social e, logo depois, efetuado vários disparos.

Mailon foi atingido na cabeça e no tórax e morreu no local.

Esposa relatou ameaças anteriores
Durante depoimento à Justiça, a esposa da vítima afirmou que o acusado já vinha ameaçando Mailon pelas redes sociais. Segundo ela, José Antonio dizia que iria “descarregar o revólver” contra a vítima.

A testemunha também contou que ouviu áudios com ameaças motivadas por ciúmes.

Policiais militares que atenderam a ocorrência relataram que encontraram Mailon caído e ensanguentado dentro da lanchonete. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e confirmou a morte.

Legítima defesa
Em interrogatório, José Antonio alegou legítima defesa. O réu afirmou que houve discussão e luta corporal após Mailon supostamente tentar sacar uma arma. Segundo ele, os disparos ocorreram durante a briga.

A Justiça, porém, entendeu que existem indícios suficientes para levar o caso a julgamento popular.

Homicídio qualificado
José Antonio foi pronunciado por homicídio qualificado por motivo fútil, perigo comum e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Na decisão, foi destacado que o crime ocorreu em local público, próximo de outras pessoas, e que Mailon foi surpreendido enquanto estava com uma criança no colo.

O réu foi preso em 29 de dezembro pela Polícia Militar, em Louveira, e desde então permanece sob custódia. Atualmente, está no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Hortolândia.

A reportagem procurou a defesa do acusado, mas não recebeu resposta. O espaço segue aberto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também