terça-feira, 25 junho 2024
EXECUÇÃO

Irmão de Deputada Federal Sâmia Bomfim é morto a tiros junto a outros dois médicos no Rio de Janeiro

Delito aconteceu em um quiosque na barra da Tijuca, na madrugada desta quinta-feira; Diego Bomfim estava no Rio para um congresso de ortopedia
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução

Na madrugada desta quinta-feira (7), o irmão da Deputada Federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Diego Bomfim, de 35 anos, e outros dois médicos morreram executados por tiros, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, enquanto estavam confraternizando em um quiosque. Um quarto médico também sofreu ferimentos, mas foi encaminhado ao hospital.

Segundo a Polícia Militar, enquanto os médicos estavam na orla, por volta da 1h, homens em um carro pararam no local e dispararam cerca de 33 tiros contra as vítimas. Uma câmera flagrou o momento do ataque, que mostra a movimentação dos assassinos, inclusive quando um dos criminosos retorna para atirar após um dos médicos tentar fugir.

Além do irmão de Sâmia, as vítimas foram identificadas como Marcos de Andrade Corsato, de 63 anos, e Perseu Ribeiro Almeida, de 33. Daniel Sonnewend Proença, quarta vítima, foi levado para o Hospital Lourenço Jorge. A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou que seu estado de saúde é estável.

Os médicos, atuantes na área da ortopedia, estavam na capital fluminense para participar de um congresso internacional de cirurgia minimamente invasiva de tornozelo e pé.

Marcos de Andrade Corsato é médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (USP), e Bomfim são registrados no Conselho de Medicina de São Paulo. Já Almeida é registrado no conselho baiano.

A perícia foi realizada no local e testemunhas já foram ouvidas. O caso segue sendo pela Delegacia de Homicídios do Rio, tendo agora equipes encaminhadas pelo Governo de São Paulo, dando apoio por meio do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Ainda de acordo com a polícia civil, as investigações estão em andamento para apurar a autoria e a motivação do crime.

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP, onde os médicos foram residentes, informou que: “recebeu com consternação a notícia do falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex-residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT- HCFMUSP estende as condolências aos familiares e amigos”.

Mobilização política

Nesta manhã, o Governo de São Paulo lamentou, por meio de uma nota, a morte dos três médicos paulistas, se solidarizando com familiares e amigos das vítimas.

“Por determinação da Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil está enviando uma equipe do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa) ao Rio de Janeiro para auxiliar na investigação dos fatos”, disse o governo em nota.

O Presidente Lula (PT) também utilizou das redes sociais para ressaltar a indignação a respeito do caso. “Minha solidariedade aos familiares dos médicos e a deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga (cunhado de Diego). A Polícia Federal, sob determinação do ministro Flávio Dino, está acompanhando o caso”,

Confira o vídeo do caso:

Vídeo: Reprodução
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também