TV AO VIVO
TODODIA 26 de outubro de 2026
Polícia
OPERAÇÃO PLACA FRIA

Operação conjunta descobre ‘QG’ de adulteração de veículos e prende suspeito em Americana

Ação integrada entre DIG e Gama localizou Fiat Toro furtada em Limeira e apreendeu ferramentas e placas adulteradas em imóvel no Jardim da Paz

Compartilhar WhatsApp Facebook
Materiais apreendidos serão periciados. Foto: Reprodução/DIG de Americana

Uma operação integrada entre a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e a Gama (Guarda Municipal de Americana) resultou na prisão de um homem de 30 anos suspeito de integrar um esquema de adulteração de veículos. A ação ocorreu nesta sexta-feira (5), em uma residência no Jardim da Paz, em Americana.

Batizada de Operação Placa Fria, a investigação teve apoio da Muralha Digital da Gama e cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. Durante as diligências, os policiais localizaram uma Fiat Toro furtada em Limeira na última quarta-feira (3).

Ferramentas e placas adulteradas foram apreendidas
Além do veículo furtado, as equipes encontraram diversos objetos que, segundo a Polícia Civil, eram utilizados na adulteração de sinais identificadores de veículos. Foram apreendidos celulares, fita isolante, ferramentas diversas, arame, facão, fita metálica, chave de motocicleta, chave micha, uma placa adulterada e peças pertencentes a outros veículos, cuja procedência ainda será investigada.

De acordo com a DIG, o conjunto de materiais reforça a suspeita de que o imóvel funcionava como base de apoio para atividades criminosas ligadas à receptação e adulteração de automóveis.

Suspeito tem antecedentes criminais
Segundo o delegado da DIG, Lúcio Antônio Petrocelli, o homem preso já possui antecedentes e era investigado por envolvimento em práticas relacionadas à adulteração de veículos. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal, e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, previsto no artigo 311.

Após o registro da ocorrência, o suspeito permaneceu preso e ficou à disposição da Justiça para audiência de custódia.

Continua após a publicidade

Investigações continuam
A Polícia Civil acredita que o homem não atuava sozinho e que fazia parte de um grupo criminoso especializado nesse tipo de delito. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e apurar a extensão da atuação da quadrilha na região.

Segundo a DIG, a integração entre Polícia Civil e Guarda Municipal, aliada ao trabalho de inteligência e ao monitoramento realizado pela Muralha Digital, foi fundamental para a localização do veículo furtado e para o avanço das investigações de crimes patrimoniais envolvendo veículos.

Esta matéria foi útil para você?

Cristiani Azanha TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.