quinta-feira, 25 abril 2024

Operação contra facção tem nove presos e um morto em confronto

Ação do Baep em conjunto com Ministério Público cumpre mandados contra acusados de integrar o PCC na região e leva nove à prisão – sete deles em Sumaré, onde suspeito reagiu e foi a óbito ao trocar tiros com PM

Policiais militares do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) cumpriram na manhã desta terça-feira (26) mandados de busca e prisão em apoio aos policiais do 48º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior). Nove alvos da operação foram presos (sete deles em Sumaré) e um dos acusados foi morto ao trocar tiros com policiais em um condomínio na região de Nova Veneza, em Sumaré.

De acordo com informações do Baep, os mandados de prisão tiveram como alvos integrantes da facção criminosa PCC, que age dentro de fora dos presídios, e que estavam em cidades da região de Campinas. Ao todo, dos nove presos, sete pessoas, entre elas um casal, estavam em uma residência no bairro Matão, em Sumaré. Com eles os policiais encontraram diversas anotações do tráfico e da contabilidade da facção além de porções de ecstasy, balança de precisão. Foram presos ainda uma pessoa em Hortolândia e outra em Rio Claro.

Em nota, o 48º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Sumaré, informou que a operação foi realizada em conjunta com o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), com foco no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

Além dos nove acusados presos, foram vistoriadas 12 residências, onde foram encontradas anotações, balança de precisão (utilizada na pesagem de drogas), objetos e documentos referentes ao tráfico de entorpecentes e ao crime organizado. Foram empregados mais de 80 homens, 21 viaturas e dois cães na operação.

A operação teve início por volta das três da manhã (Foto: Rafael Rezende/ TodoDia Imagem)

CONFRONTO
Durante o cumprimento de um dos mandados de prisão, contra um acusado que residia no Condomínio Águas da Prata, no Jardim Nova Veneza, em Sumaré, uma equipe do 10° Baep foi confrontada, situação na qual um criminoso foi morto no local.

Com ele foi apreendido uma pistola Taurus, com a numeração suprimida e munições. Segundo o MP, o membro da organização criminosa que faleceu (cuja identidade não foi revelada) era um dos principais nomes da facção na região de Campinas.

Ainda através de nota à imprensa, o Ministério Público informou que investigava 24 membros do PCC através de escutas telefônicas autorizadas judicialmente há certa de três anos.

Foram dez presos e mais um acusado falecido em datas anteriores.

Nesta terça-feira (26), 13 membros da organização criminosa que estavam em liberdade foram monitorados tiveram mandados de prisão expedidos, com ações de busca e apreensão em suas residências.

Além dos nove presos e do acusado morto, três outros membros da facção criminosa ainda não haviam sido encontrados até o fechamento desta edição.

Condomínio Águas da Prata, no Jardim Nova Veneza, em Sumaré (Foto: Rafael Rezende/ TodoDia Imagem)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também