PF cumpre mandados em Campinas e Hortolândia contra fraudes no BNDES
Durante a operação foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão
A PF (Polícia Federal) de Campinas (SP) deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) a Operação Wolfie, que tem como principal objetivo apurar uma tentativa de fraude de R$300 milhões no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A ação resultou em mandados de prisão preventivas e busca e apreensão, nas cidades de Campinas e Hortolândia.
A investigação teve início após desdobramentos da Operação Concierge, que investiga fraude de R$7.5 bilhões contra por meio de fintechs, bancos digitais não autorizados pelo Bacen (Banco Central).
Durante a análise dos dados foi constatado que uma das fintechs investigadas havia protocolado um pedido de financiamento de um banco autorizado pelo Bacen ao BNDES antes do início da operação
Segundo a Polícia Federal, o pedido foi protocolado com documentos falsos fabricados pelo dono da fintech junto com seu contador e um lobista, que seria responsável por tentar uma aprovação junto ao BNDES para aprovação. O pedido foi negado dias depois do início da operação Concierge.
Na manhã desta quarta-feira (30), em Campinas, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. Já em Hortolândia, foi cumprida um mandado de busca e apreensão. Os materiais apreendidos e os presos foram encaminhados para a 9ª Vara Federal de Campinas.
Os investigados responderão pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, associação criminosa, obtenção de financiamento mediante fraude e advocacia administrativa, cujas penas máximas somadas ultrapassam 25 anos de prisão.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Suspeito de ataque a facadas contra professor é preso em Americana
Homem de 35 anos foi localizado após mandado de prisão; na semana anterior, ele havia sido abordado e liberado por restrições relacionadas ao período eleitoral
Servidor da Câmara de Hortolândia é preso por suspeita de importunação sexual
Mulher de 24 anos buscava emprego em evento realizado no auditório do Legislativo; Câmara abriu sindicância interna
Baep prende em Cosmópolis homem procurado por lesão corporal
Abordagem ocorreu no Parque Real; homem de 30 anos foi levado ao Plantão Policial e ficou à disposição da Justiça