TV AO VIVO
TODODIA 20 de outubro de 2026
Polícia
CRIME CONTRA A SAÚDE

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em fábrica clandestina de suplementos e cosméticos em Americana

Duas pessoas foram detidas no bairro Jardim da Balsa

Compartilhar WhatsApp Facebook
Produtos eram reembalados, adulterados e vendidos pela internet sem autorização. Foto: Pedro Lucas/ TV TODODIA

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta sexta-feira (26), três mandados de busca e apreensão, incluindo um em uma fábrica clandestina de suplementos alimentares e cosméticos, no bairro Jardim da Balsa, em Americana. Duas pessoas foram detidas no local.

Segundo as investigações, o esquema consistia na compra de suplementos a granel pela internet. Os produtos eram reembalados em recipientes menores, recebiam novos rótulos com datas alteradas e eram revendidos por plataformas on-line e serviços de entrega, sem autorização dos órgãos competentes.

Produtos adulterados
De acordo com o delegado Lúcio Antônio Petrocelli, os policiais encontraram uma estrutura preparada para a adulteração dos produtos. “Os policiais encontraram um local que também funcionava como uma marcenaria. Duas pessoas foram detidas. Eles falsificavam suplementos alimentares, faziam o envase dos produtos e utilizavam máquinas para rotulagem. Havia rótulos e toda uma estrutura montada para realizar a atividade de forma clandestina”, afirmou.

Além dos suplementos, o local também era utilizado para falsificação de cosméticos. Durante a ação, foram identificadas práticas de falsificação, reembalagem e comercialização irregular.

A Vigilância Sanitária acompanhou a operação e constatou que os produtos não possuíam a regulamentação necessária para fabricação e venda.

Investigação aponta origem desconhecida
Segundo o delegado, os produtos tinham origem desconhecida. “Os produtos eram comprados pela internet em forma de pó. Não sabemos nem a procedência desse material, mas certamente era totalmente irregular. Eles colocavam esse conteúdo em embalagens menores, aplicavam rótulos de produtos conhecidos para fazer o consumidor acreditar que eram suplementos legítimos”, disse.

Os dois envolvidos devem ser autuados em flagrante pelos crimes de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais.

Após a operação, equipes de limpeza urbana foram acionadas para retirar materiais utilizados na atividade, como embalagens e caixas.

Esta matéria foi útil para você?

Nicoly Maia TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.