quinta-feira, 25 abril 2024

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de drogas na região

Policiais cumprem mandados em Hortolândia e Campinas; investigados utilizavam a logística do Aeroporto de Viracopos para remessa de entorpecentes para a Europa  

Investigados utilizavam a logística do Aeroporto Internacional de Viracopos para remessa de entorpecentes para a Europa (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (1º) a Operação Lavaggio 3, com o objetivo de coletar elementos de crimes de lavagem de dinheiro praticados por investigados envolvidos em tráfico internacional de entorpecentes a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Estão sendo cumpridos 13 mandados, sendo nove de busca e apreensão e quatro de prisão temporária, expedidos pela Justiça Federal em Campinas. Três equipes do BAEP de Campinas participam do cumprimento dos mandados.

A investigação teve início a partir da análise de documentos e informações obtidos durante a Operação Overload, deflagrada em 6 de outubro do ano passado.

A atual fase de apuração está centrada em investigados e familiares residentes em Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Tarumã e São Paulo, que utilizavam a logística do Aeroporto Internacional de Viracopos para remessa de entorpecentes para a Europa, já tendo sido identificadas movimentações financeiras e aquisições de imóveis incompatíveis com as rendas declaradas, inclusive através da utilização de terceiros (laranjas) para a ocultação de valores obtidos com o tráfico internacional.

O investigado central dessa fase foi preso em Indaiatuba durante a Operação Overload. Atualmente ele se encontra foragido e é o principal responsável pela articulação externa entre traficantes e integrantes do núcleo interno do aeroporto para inserir drogas em aeronaves.

Esse é o quinto desdobramento da Operação Overload e decorre do trabalho da Polícia Federal em descapitalizar as organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também