sábado, 20 julho 2024
MODERNIDADE

Prefeitura de Campinas lança atendimento à população por WhatsApp

Por meio do número, serviço de atendimento esclarece principais dúvidas sobre alguns projetos relacionados à cidade
Por
Isabela Braz
Foto: Rogério Capela/Prefeitura de Campinas

Em iniciativa fruto de trabalho entre a Prefeitura de Campinas e a Informática Municípios Associados (IMA) – com parceria da empresa Rocket, os moradores de Campinas passam a contar com atendimento online via WhatsApp. A iniciativa foi inaugurada nesta quarta-feira (13).

Para acessar, basta salvar o número (19) 2116-0156 na lista de contatos. A novidade faz parte das ações em comemoração aos 250 anos de Campinas e é mais um serviço de Campinas na Palma da Mão, para desburocratizar, agilizar e dar comodidade para os cidadãos em seu relacionamento com a Prefeitura.

O novo serviço conta com chatbot, atendimento automático por robô com inteligência artificial que orienta sobre como usar o serviço e esclarece as principais dúvidas, além do atendimento humano, que traz mais agilidade, facilidade e modernidade ao cidadão de Campinas que quiser solicitar, reclamar ou esclarecer dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade.

“Estamos em uma empreitada para tornar os serviços públicos de Campinas cada vez mais digitais e o WhatsApp é uma ferramenta fundamental. As secretarias municipais estão realizando um esforço para a desburocratização e vamos continuar promovendo a integração dos serviços municipais a esse sistema”, afirmou o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos).

Funcionamento

O chatbot funcionará todos os dias, 24h por dia. A expectativa é que 40% da demanda do 156 atendida hoje por telefone migre para o WhatsApp nos primeiros meses. Já o atendimento humano será disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (para as pastas de Assistência Social e Urbanismo), e das 8h às 18h (156). Alguns serviços, mesmo pelo aplicativo, necessitarão de atendentes humanos.

Uma das opções disponíveis é a consulta de liberação de Bolsa Família. Pelo número, o beneficiário poderá verificar se em um determinado mês, o valor já está liberado, sem precisar ir presencialmente até um posto ou fazer uma ligação, por exemplo.

Inicialmente, o atendimento dará informações sobre:

1.  Cadastro Único – Agendamento/Consulta de Benefícios 

2.  Castração de Animais 

3.  Febre Amarela 

4.  2ª Via de Planta

5.  Alvará de Uso 

6.  Ficha Informativa de Imóveis 

7.  Iluminação Pública 

8.  Programa Monitora Campinas 

9.  Poda de Árvore 

10.  Vale Gás 

11.  Viela Sanitária 

De acordo com o secretário municipal de Governo, Michel Abrão, da pasta responsável pela gestão do atendimento da Prefeitura de Campinas, a equipe de funcionários que atende aos cidadãos de Campinas se dedica muito para que o serviço prestado seja cada vez melhor. “O 156 realiza 1.300 atendimentos por dia, sendo que cada funcionário atende de 68 a 70 pessoas por dia. Essa ferramenta é uma vitória para nós e vai ajudar muito a trazer mais agilidade a esse atendimento”, afirmou.

O presidente da IMA, Elias Tavares, destacou que o WhatsApp do 156 tem uma conta verificada (possui um selinho verde) o que garante a segurança dos cidadãos que vão interagir com o chatbot e com os atendentes. “O formato é híbrido, com atendimento automatizado e humanizado por meio dos atendentes do 156”, afirmou.

A ferramenta possui um assistente virtual que disponibilizará uma pesquisa para que os cidadãos registrem suas impressões sobre o atendimento e auxiliem no aprimoramento do serviço. “É um processo contínuo de aperfeiçoamento que só traz benefícios para a população e para a Administração Pública”, destacou Elias Tavares.

O canal, que estava sendo testado há três meses, segue em evolução e a lista de serviços poderá ser ampliada. O atendimento telefônico continuará a ser oferecido.

Em Campinas, os sites das Secretarias de Saúde e de Finanças também têm chatbots, assim como a Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

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