quarta-feira, 28 fevereiro 2024
REDUÇÃO DE CRIMES

Santa Bárbara registra queda de furtos e roubos no primeiro quadrimestre de 2023

A cidade teve queda de 5% no número de furtos, quando são levados apenas os objetos, sem uso de violência; e 18% em casos de roubo, quando há algum tipo de violência
Por
Isabela Braz
Foto: Prefeitura de SBO

Segundo dados divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), o município de Santa Bárbara d’Oeste registrou queda nos índices de furtos e roubos no primeiro quadrimestre de 2023.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, o número de furtos – quando são levados apenas os objetos, sem uso de violência – teve queda de 5% no município, enquanto o de roubos – quando há algum tipo de violência – teve queda de 18%.

Em 2022, Santa Bárbara d’Oeste já havia apresentado redução de crimes com as menores de taxas de delito por 100 mil habitantes na região. Anteriormente, em 2021, a cidade foi considerada a cidade mais segura do Estado de São Paulo – de acordo com o Instituto Sou da Paz (ranking que avalia 141 cidades com mais de 50 mil habitantes).

De acordo com o prefeito Rafael Piovezan (PV), os dados apresentados no primeiro quadrimestre são positivos para a cidade, sendo fruto do trabalho e aperfeiçoamento da administração com a segurança da cidade.

“Ano após ano temos diminuído ainda mais os índices de criminalidade em nossa cidade. Temos investimentos contínuos, estratégias de trabalho, contratação de novos guardas, integração entre forças de segurança e o sistema do videomonitoramento funcionando e sendo ampliado”, comentou o prefeito.

Investimentos em Segurança Pública

Segundo a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, a formação dos 23 novos guardas municipais aprovados em concurso público continua. Com estes novos profissionais, o Município reforça o quadro da corporação com um total de 61 novos guardas municipais em um prazo de um ano.

Para a segurança da população e dos próprios guardas, a administração municipal adquiriu nos últimos meses: oito novas viaturas Zero KM – e outras quatro já estão com processo de compra em andamento, sendo três novas motocicletas Zero Km, 360 uniformes completos (calças, camisas, camisetas, bonés, jaquetas e tarjetas de identificação), 60 granadas, três fuzis (556), 23 pistolas (.40), seis carabinas (CTT 4.0), munições de vários calibres, kit traje antitumulto e escudo.

Também houve a ampliação do sistema de videomonitoramento, com 236 câmeras instaladas pelo Município – entre escolas e espaços públicos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também