quarta-feira, 24 julho 2024
DDM ONLINE

São Paulo registra aumento de pedidos de medidas protetivas de urgência

Dados mostram importância dos recursos oferecidos para proteção de vítimas de violência doméstica
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação | Governo do Estado de São Paulo – Marcelo S. Camargo /A2img 12/04/2017

A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de São Paulo divulgou dados que mostram que os pedidos de medidas protetivas de urgência solicitadas online aumentaram 53,9% entre 2022 e 2023.

A coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Jamila Jorge Ferrari, enfatizou a importância dos recursos oferecidos pelo governo para a proteção de vítimas de violência doméstica como a possibilidade de realizar a solicitação da medida e o registro da ocorrência de maneira presencial ou online 24 horas por dia.

“A partir do momento que a mulher faz a denúncia, a Polícia e o poder Judiciário estão cientes de que ela precisa de ajuda e podem oferecer ferramentas de auxílio e proteção. Medidas protetivas salvam vidas”, explica Jamila.

Segundo a Polícia Civil, somente em 2022 foram solicitadas 17.536 medidas protetivas através da DDM online e das DDMs 24 horas. Em 2023, até o começo de dezembro, foram registradas 26.996 solicitações. 40% das unidades da DDM estão em São Paulo.

Foto: Divulgação | Governo do Estado de São Paulo

As denúncias presenciais podem ser feitas em uma DDM ou na delegacia do bairro em que a vítima reside e para fazer a denúncia online é possível por meio do site da DDM Online, no endereço da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil de São Paulo.

O Estado ainda tem disponível outras ferramentas de proteção das mulheres, como o SOS Mulher, uma plataforma de conteúdos sobre saúde, segurança e independência financeira.

Outra forma de proteção disponível é o botão do pânico, um aplicativo que pode ser acionado em situações de perigo, uma iniciativa em parceria com o judiciário que possibilita o monitoramento dos agressores, além das tornozeleiras eletrônicas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também