Home Cidades Prefeitura de Americana e MP discutem solução para ETE Carioba

Prefeitura de Americana e MP discutem solução para ETE Carioba

“Vamos ver qual a proposta que será apresentada”, afirma promotor
by tododia

O MP (Ministério Público) e a Prefeitura de Americana discutem nesta quinta-feira (1) soluções para o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre as partes visando soluções para a baixa eficiência da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Carioba. A estação precisa de reforma e ampliação até o final deste ano para atender ao acordo firmado entre as partes em 2012 e aditado em 2017. 

De acordo com informações da promotoria, o nível médio de eficiência da ETE está na casa dos 50%, enquanto o exigido por lei é 80%. Essa situação tem reflexos não só no meio ambiente, mas pode prejudicar dezenas de empresas do ramo têxtil da cidade que, nesse cenário, enfrentam dificuldades para obter a renovação de suas licenças na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Isto porque o tratamento do esgoto industrial dessas empresas é feito na ETE. 

Conforme mostrou o TODODIA, 38 empresários formaram uma associação para buscar soluções para o caso junto à prefeitura, inclusive sinalizando a possibilidade de aporte financeiro das empresas para custear parte das obras. 

A Prefeitura de Americana tem alegado que, por conta do cenário de pandemia e queda na arrecadação, precisa de mais prazo para poder cumprir com as exigências do TAC. 

À reportagem, a associação de empresários também sinalizou que esperava avanços no campo do diálogo. 

De acordo com o promotor Ivan Carneiro Castanheiro, responsável pelo TAC, ele receberá prefeitura e DAE nesta quinta para tratar do assunto. “Vamos ver qual a proposta que será apresentada”, afirmou. 

A reportagem do TODODIA questionou a Prefeitura de Americana sobre a reunião, se apresentaria pedido de adiamento, e qual é o valor estimado da obra, mas não houve retorno. 

 

Por Leon Botão 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This