Home Cidades Prefeitura suspeita que está vacinando idosos de outros municípios

Prefeitura suspeita que está vacinando idosos de outros municípios

Americana já vacinou 2,2 mil pessoas a mais do que a estimativa populacional do IBGE para a faixa acima de 68
by Leon Botão

A cobertura vacinal de idosos de 68 anos ou mais em Americana já superou em 2,2 mil pessoas a estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para essa faixa etária na cidade. Esse volume excedente de procura pelo imunizante, segunda a prefeitura, pode indicar que moradores de outros municípios conseguiram se vacinar na cidade. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde abriu novo agendamento para aplicar doses remanescentes essa semana.

A prefeitura informou ontem que, de acordo com o IBGE, há no município um total de 17.849 idosos com 68 anos ou mais. Até o momento, porém, foram vacinados 20.029, ou seja, quase 2,2 mil idosos a mais que o esperado.

No caso da faixa etária atual, de idosos de 68 a 71 anos, por exemplo, foram destinadas ao município, com base na estimativa populacional do IBGE, 1.870 doses. Até terça, 1.698 já haviam sido aplicadas (91%). Contando a vacinação de ontem e a nova agenda aberta com 400 doses, o número de pessoas vacinas irá, novamente, exceder a expectativa populacional.

Em nota, a prefeitura citou algumas possíveis explicações para essa situação, entre elas a procura de moradores de outras cidades pela vacina. “Percebe-se que ainda há moradores dessa idade (68 anos) procurando pela vacinação. Provavelmente são moradores de cidades vizinhas que foram vacinados mediante comprovação de endereço em nome de filhos/netos e ou se mudaram recentemente para Americana”, informou a prefeitura.

Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, a cobertura da vacinação é feita com a incorporação das faixas etárias, considerando sempre a partir da última faixa etária a ser vacinada.

Ou seja, apesar de o município estar vacinando idosos com 68 anos ou mais, qualquer idoso de faixas etárias acima de 80 ou 90 anos que chegar para ser vacinado, será contabilizado de forma geral.

A prefeitura informou ainda que a Vigilância está fazendo levantamento das grades de vacinas disponíveis para primeira dose, residuais de outras faixas etárias que já atingiram 100% da meta com base no IBGE para disponibilizar para outros grupos que faltam ser vacinados (68 anos e profissionais de saúde).

Já sobre a segunda dose, há um estoque aproximado de 460 unidades.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This