Home Cidades Presidentes de Câmaras de região prometem austeridade

Presidentes de Câmaras de região prometem austeridade

Novos eleitos falam em controle de gastos e aproximação do Legislativo com o povo
by Francisco Lima

Os novos presidentes já eleitos nas Câmaras de Vereadores das principais cidades da região para o biênio 2019-2020 prometem manter uma gestão austera, com controle dos gastos e aproximação do legislativo com a população.

O vereador Vagner Barilon (PSDB), eleito presidente da Câmara de Nova Odessa, disse que “não há nenhum novo coelho para tirar da cartola”. Ele, que já foi presidente da Casa no biênio 2013-2014, disse que à época fez uma reforma administrativa, cortou cargos em comissão e reduziu gastos com pessoal. A Câmara tem alguns programas que a aproximam da comunidade, como “Vereador Estudante”, “Aluno Nota 10”, “Câmara da Melhor Idade” e “Parlamento Jovem”. “Esses programas vão continuar”, explicou.

Ele lembrou que no ano passado foi feito concurso público para preencher vagas abertas por falecimento e pedido de demissão. “Nos próximos dois anos pode ser que eu contrate desse concurso dois ou três funcionários. Dessa forma o quadro de efetivos fica correto. O de comissionados já está enxuto. Quero dar ferramentas para os vereadores e ser austero”, afirmou.

Antônio Miguel Ferrari, o “Loira” (DC), eleito presidente do Legislativo de Paulínia, também vai estudar os custos da Câmara. “Vou sentar e ver os custos, quero reduzir os custos e trabalhar dentro da lei. Tudo o que a lei permitir eu faço. Vou trabalhar em cima da lei e tem um Jurídico bom para me ajudar. Olha como está nosso país”.

Por conta da cassação do prefeito e vice, Paulínia hoje é governada de forma interina por Ednilson Cazellato, o Du (PSDB), que era presidente da Câmara. Por conta disso, há a possibilidade de Loira assumir a prefeitura no começo de 2019. “Se a lei determinar, eu vou. Todo mundo quer ser prefeito, mas na hora certa. Nunca puxei o tapete de ninguém, mas se a lei permitir e eu tiver direito, eu vou. Ainda não consultei o jurídico da Câmara. Tô quieto. Sabe como é a política de Paulínia. Você fala João, entendem Pedro. Por enquanto, tô quieto. Uns falam que eu tenho direito (de assumir a prefeitura), outros falam que não”, disse.

Felipe Sanches (PSC), eleito presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste vai focar na população. “Minha pretensão é aproximar a Câmara da população. Tenho vários projetos para isso, vou levar para a Mesa Diretora e vamos pautar com os demais vereadores para ser conjunta a decisão”, falou.

Ele também afirmou que quer fortalecer a capacitação dos assessores dos vereadores com palestras, cursos e vai trabalhar temas que sejam de interessa da população para que ela também possa participar.

Questionado sobre a relação com o prefeito Denis Andia (PV) ele não escondeu que sempre fez parte da base. “A intenção é trabalhar junto com a cidade tive histórico de base com o prefeito. Acho que ele está fazendo um bom trabalho e, como presidente, vou atender tanto a oposição quanto a situação”, afirmou.

Willian Souza (PT) eleito presidente do Legislativo sumareense, pregou continuidade. “Vamos dar continuidade a boa gestão administrativa e financeira feita pelo presidente Joel nos últimos dois anos e trabalhar em sintonia com o prefeito Luiz Dalben para garantir governabilidade e resultados positivos para a população de Sumaré. Como marca do mandato que construímos até aqui, nosso objetivo é tornar a Casa Leis cada vez mais um espaço de cidadania e, sobretudo, ponto de encontro da nossa cidade”, discursou.

Segundo ele, a gestão será atenta e responsável com os recursos destinados à Câmara. “A ideia é implementar ideias inovadores na administração da Casa, buscando agilidade e praticidade no dia a dia para facilitar a atuação dos demais vereadores e funcionários”, disse.

O vereador Valdecir Alves Pereira, o Nego (PSD), eleito presidente da Câmara de Hortolândia, foi procurado em seu gabinete, mas não estava. As ligações feitas ao seu celular não foram atendidas e nem os recados respondidos.

A Câmara de Americana deve eleger sua nova Mesa Diretora na próxima sexta-feira, às 9h.

 

 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This