sábado, 20 abril 2024

‘Crias’ do Rio Branco povoam futebol de SP

O Rio Branco tem como principal bandeira de sua história no futebol ser um grande revelador de talentos. Apesar de nos últimos anos as categorias de base do clube de Americana não apresentarem os mesmos resultados de outrora, diversos atletas que deram seus primeiros passos no estádio Décio Vitta hoje se destacam nas três principais séries do Campeonato Paulista. Pouco mais de um terço – 17 de 48 times – das séries A-1, A-2 e A-3 possui jogadores formados no Tigre. 

Em levantamento realizado pelo TODODIA, 23 atletas que saíram da base alvinegra fazem parte da lista de inscritos por seus respectivos clubes para o estadual. 

São nove jogadores em equipes da série A-3, oito na A-2, e seis na A-1, a divisão principal. 

O principal nome da lista é o do atacante Thiago Ribeiro, 34, que acumula passagens por clubes como Bordeaux (FRA), São Paulo, Cruzeiro e Santos. Agora, ele defende o Novorizontino. 

Ainda na elite do futebol paulista, o Rio Branco tem como ‘representantes’ na disputa o goleiro Pegorari (Ituano), o zagueiro Jean Pablo e o meia Hiago (ambos na Inter de Limeira), o atacante Wemerson (Guarani) e o centroavante Tiago Marques (Água Santa). 

Na segundona paulista, a base do Tigre está presente na Portuguesa Santista, com o zagueiro Diego Borges; no Taubaté, com o ala Denis Neves; no Votuporanguense, com o meia Vitinho; na Portuguesa de Desportos, com o centroavante Wallace; no XV de Piracicaba, com o lateral Tiago Abreu e o volante Samuel; e no Rio Claro, com os atacantes Adilson e Klebinho. 

E na A-3, já defenderam o Rio Branco em divisões inferiores os goleiros Diego Pato (Batatais) e Ramón (Rio Preto), o lateral Carlinhos (Noroeste), o volante Cesinha (Comercial), o meia João Henrique (Barretos), e os atacantes Tiaguinho e Carlão (Grêmio Osasco) e Lucas Duni e Thiago (Velo Clube). 

Jovens valores que fizeram parte da equipe Sub-23 na “Bezinha” do ano passado também estão em ação no Estado: o meia Felipinho, artilheiro do time em 2019, atua no Velo Clube, e o volante Rafael Cursino, capitão em boa parte da temporada, veste a camisa do Rio Preto, ambos clubes da série A-3. 

BRASILEIRÃO 

Outras “crias” do estádio Décio Vitta ocupam posições de destaque em importantes clubes do País. Quatro deles estarão em ação na série A do Campeonato Brasileiro, a principal divisão do futebol nacional, que terá início no dia 3 de maio. 

A lista é encabeçada pelo meia Fernando Canesin que, após dez anos atuando no futebol belga, retornou ao Brasil e defenderá o Athlético (PR). 

O maior rival de seu novo clube, o Coritiba, também terá um atleta revelado na base riobranquense: o volante Matheus Galdezani. 

Completam a lista o meia Felipe, em mais uma temporada defendendo o Ceará, e o meio-campista Bruno Nazário, agora atuando no Botafogo do Rio. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também