quarta-feira, 24 abril 2024

Nexans esclarece tentativa de roubo em Americana

A Nexans Brasil, empresa de fibra ótica e cabeamento, informou nesta terça-feira (9) que está colaborando com a investigação policial para apurar tentativa de roubo ocorrido nas dependências de sua unidade desativada, em Americana, no quilômetro 128 da Rodovia Anhanguera (SP-330). A ação policial resultou na morte de três bandidos de quadrilha com cerca de dez integrantes que tentou roubar uma carga avaliada em R$ 100 mil.

Segundo a assessoria da empresa, os assaltantes renderam seguranças terceirizados. “Graças ao sistema de segurança que a Nexans mantém no local, um alarme foi disparado e acionou a ação do departamento de polícia, que chegou para realizar a ação”, informou a empresa, em nota. Segundo a nota, a empresa não mantinha funcionários diretos no local no momento da ação, apenas seguranças terceirizados, que não foram feridos durante a operação.

“A Nexans Brasil encerrou as operações em Americana em 2018, mas como o terreno permanece de sua propriedade, mantém sistemas de vigilância e segurança e utiliza o local como armazenamento para alguns materiais desde então. Após o ocorrido, todos os materiais remanescentes estão sendo removidos e o site permanece à venda”, esclareceu a empresa.

DETALHES

Nesta terça, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) apresentou mais detalhes da ação da quadrilha. Segundo a nota da pasta estadual, um homem de 41 anos foi preso em flagrante por tentativa de roubo. O detido foi o metalúrgico Luiz Henrique da Silva, de 41 anos, residente na Vila Americana, em Hortolândia, como consta no boletim de ocorrência.

Um dos mortos foi o motorista Eurides Leite de Miranda Filho, 34. Outros dois homens, não identificados, morreram depois de ser baleados, ao trocar tiros com policiais do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar de Piracicaba. Segundo apurado, os criminosos, após renderem os funcionários, pegaram os uniformes e se passaram por vigilantes. No local, chegou um caminhão baú, com um motorista, que entrou na empresa e se posicionou em um dos galpões do estabelecimento que servia como depósito de materiais. O veículo foi carregado com bobinas de alumínio que pesavam 8,8 toneladas no total.

Os criminosos preparavam-se para fugir, quando foram surpreendidos pela Polícia Militar. Os veículos e as armas utilizadas durante a ação foram apreendidos e encaminhados para o Instituto de Criminalística.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também