sexta-feira, 19 abril 2024

Número de homicídios cai 48,5% no primeiro quadrimestre na região

O número de assassinatos em cinco cidades da região caiu praticamente pela metade nos quatro primeiros meses de 2019 em comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado. Os números são da SSP (Secretária de Segurança Pública) de São Paulo. Até abril de 2019, foram registrados 16 homicídios nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste , Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, contra 31 casos registrados nesses municípios no mesmo período de 2018 – redução de aproximadamente 48,5%.

É preciso salientar que a estatística da SSP apresenta diferença entre homicídios registrados e número de vítimas, já que um mesmo registro de homicídio pode ter mais de uma vítima. Dessa maneira, foram 17 vítimas nestes quatro meses de 2019, contra 33 no mesmo período de 2018. Entre as cinco cidades da região, a que mais registrou homicídios neste quadrimestre foi Sumaré, com 6 registros e 7 vítimas – número inferior ao registrado no mesmo período de 2018, quando houve 10 registros e 11 vítimas.

Americana, com 5 casos registrados, foi entre as cidades consultadas a que teve o segundo maior número de homicídios entre janeiro e abril de 2019. O número é praticamente idêntico ao verificado no mesmo período de 2018, quando foram 4 registros com 5 vítimas. Hortolândia e Santa Bárbara d´Oeste tiveram, neste primeiro quadrimestre de 2019, dois registros de homicídios (em cada uma), com destaque para a redução em 80% dos casos na cidade de Hortolândia, que, no período, em 2018, teve 10 homicídios.

Em Santa Bárbara, a redução foi em 50%, pois ocorreram 4 homicídios na cidade entre janeiro e abril de 2018, contra dois em 2019. Já a cidade de Nova Odessa não registrou assassinatos nos primeiros quatro meses de 2019. No ano passado, foram 3 casos no mesmo período. Em relação às vítimas mortas em roubos, que são os latrocínios, quatro das cinco cidades consultadas não tiveram registros desse tipo de crime nos primeiros quatro meses de 2019.

Foram os casos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré. Em Hortolândia aconteceram dois latrocínios este ano, enquanto no ano passado, no mesmo período, houve 1. Nos primeiros quatro meses de 2018 aconteceram latrocínios (roubos seguidos de morte) também nas cidades de Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré, que registraram 1 caso cada uma. As cidades consultadas são consideradas pela SSP como região de Piracicaba, uma vez que estão sob responsabilidade do Deinter-2, ao qual é subordinada a Delegacia Seccional de Americana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também