quarta-feira, 24 abril 2024

Resgatando a autoestima

Resgatar a autoestima da população: é isso que o Fundo Social de Solidariedade busca com os inúmeros projetos que desenvolve na cidade. Valorizar quem está na melhor idade, capacitar quem busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho, auxiliar quem precisa de vestuário, enfim, ter um olhar humanizado diante das diferentes necessidades dos moradores.
Um dos projetos de destaque do Fundo Social sumareense é a Boutique Solidária, que distribui gratuitamente as roupas arrecadadas durante a Campanha do Agasalho por meio de lojas montadas nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social). Dessa maneira, as famílias podem escolher as peças que melhor atendem suas necessidades, de forma organizada e rápida e, acima de tudo, com mais dignidade. Atualmente, são referenciadas 35,9 mil famílias nos oito CRASs de Sumaré.
“Estamos tendo em retorno muito positivo dos moradores, recebendo muitos elogios e agradecimentos por este projeto, que leva mais dignidade às famílias de baixa renda da nossa cidade”, afirmou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
Apenas neste ano, mais de 1,3 mil famílias em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas com o projeto.

 
Projeto Boutique Solidária

OS PEQUENOS TAMBÉM TÊM VEZ
Outro presente do Fundo Social para Sumaré foi o projeto Loja de Brinquedos Solidária, através da qual 1.400 crianças e adolescentes assistidos pela Prefeitura receberam seus brinquedos no Dia das Crianças no ano passado. A expectativa é atender 7,5 mil crianças na edição de 2018.
Os itens foram doados pela população durante a Campanha de Brinquedos e, antes de promover as Lojas Solidárias para distribuição, o Fundo Social deu os cuidados necessários para que todos os brinquedos chegassem em perfeito estado às crianças.

 

 RECOMEÇO

E você sabia que o Fundo Social de Sumaré conta com projetos voltados para capacitação da mão de obra? Um convênio firmado com o governo do Estado possibilitou a implantação do projeto “Costurando o Futuro”, que oferece cursos de corte e costura industrial para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Nas cerca de 160 horas de aula, os alunos aprendem e desenvolvem uma nova profissão. Além disso, recebem bolsa-auxílio e auxílio-deslocamento.
“Olhamos com muito carinho quem mais precisa de nossa ajuda e buscamos acolher essas pessoas. É nosso dever fomentar ações que promovam a qualificação profissional, apontando os caminhos para uma nova vida”, disse Mara Dalben.
Além disso, o Fundo Social conta com o projeto Fortalecer, que visa o estímulo à inclusão, empreendedorismo social e qualificação profissional. Os participantes têm aulas de corte e costura, tapetes em Crochê, oficina de informática, confecção de chinelos de quarto, entre outros.

 
 

ESCREVENDO A PRÓPRIA HISTÓRIA
Como você se sentiria se, após uma vida inteira sem acesso à escola, pudesse, na melhor idade, literalmente escrever a própria história. É isto que o Beabá, oficina do projeto Fortalecer, proporciona aos idosos de Sumaré.
Com lápis em mãos, experiência e entusiasmo, eles participam de aulas de alfabetização para a terceira idade. “Esse era um sonho há muito tempo. No passado, auxiliei na alfabetização das minhas tias, sempre acreditando que saber ler e escrever é fundamental para o exercício da cidadania. A partir dessa oficina, nossos idosos poderão identificar uma linha de ônibus, ler atentamente uma bula de remédio e eu creio que, ao final desse ciclo, todos estarão bastante satisfeitos, assinando o próprio nome”, contou Mara Dalben, que é idealizadora do projeto e uma das professoras da oficina de alfabetização.
Além da alfabetização, os alunos também recebem estímulos para o desenvolvimento da coordenação motora. “Nós convidamos os alunos para o alongamento do corpo e usamos a massinha de modelar para estimular o movimento das mãos, trabalhando a coordenação motora juntamente com o conteúdo pedagógico”, explicou.

 
Beabá – iniciativa leva alfabetização a quem está na melhor idade

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também