sexta-feira, 19 abril 2024

Rio Branco se apresenta com 29 atletas para avaliação

O Rio Branco deu o pontapé inicial à temporada 2020 nesta segunda-feira (17), com a apresentação de 29 jogadores que estarão em avaliação nas três próximas semanas. A lista de atletas que compareceram no estádio Décio Vitta, e já treinaram, entretanto, não foi divulgada pela direção do clube – os nomes serão confirmados apenas depois do aval da comissão técnica e assinatura dos contratos.

Algumas figuras conhecidas do torcedor alvinegro, entretanto, se apresentaram. Os laterais Patrik e Leandro, o zagueiro Crepaldi e o atacante Davi, remanescentes do 5º lugar na disputa do Campeonato Paulista Sub-23, a “Bezinha”, do ano passado, estão na relação.

Chama atenção ainda a presença no grupo de dois filhos de ídolos do passado riobranquense: o meia Aritana, cujo pai, de apelido homônimo, é o atleta que mais vestiu a camisa do Tigre ha história (187 jogos); e o atacante Lucas, filho de Macedo, um dos heróis do acesso de 1990, negociado em seguida com o São Paulo.

A apresentação foi aberta com um discurso do empresário Luis Eduardo Salau, o Dado, apoiador do clube, direcionado aos atletas, nos camarotes do estádio. Também falaram o gerente de futebol Juninho Ferrari, o diretor executivo Tiago Bernardi e o técnico Jorge Parraga. O vice-presidente de futebol Eder Duarte e o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, principal investidor do Tigre, completaram a mesa.

Ferrari ressaltou o aumento nas dificuldades do regulamento deste ano em relação a 2019. “Ano passado batemos na trave, esse ano não pode acontecer. Mudou completamente o regulamento, não podemos dar brecha”, comentou.

Para Bernardi, o Tigre chega mais preparado para a competição. “É um momento de estruturação. Ano passado foi o primeiro passo, agora é diferente, o Rio Branco está mais forte, vem para o acesso. Estou muito feliz, acredito muito no trabalho do Parraga”, avaliou.

Outros atletas que iniciaram esse processo de seleção de atletas no Rio Branco foram os meias Hernandes e Matheus Carioca, que pertencem ao Velo Clube, o atacante Higor Baratinha, que trabalhou com o técnico Parraga no Independente, e o armador Luiz Carlos, americanense de nascimento, que fez toda a categoria de base na Internacional de Limeira.

Nesta terça-feira (18), o grupo será ampliado para 30 jogadores, com a chegada de uma nova peça, de acordo com o que foi revelado por Dado Salau. Até o início da semana, outros três atletas estarão se juntando ao elenco.

O técnico Parraga com os jogadores no treino desta segunda-feira no Décio Vitta (Foto: Cláudio Mariano | TodoDia Imagem)

AVALIAÇÃO

Jorge Parraga explicou o sistema de avaliação que irá definir quem desse grupo inicial firmará vínculo com o Tigre para as disputas da Bezinha. “Vamos observar nessas três primeiras semanas se o atleta será ou não contratado. Se agradar antes disso já assinará com o Rio Branco. É procurar errar o menos possível”, contou.

O treinador prega paciência para a definição do elenco, cuja base deve ser fechada até o início de março. “Todo jogador de qualidade vai ser bem-vindo. Não vamos nos precipitar, temos um certo tempo para isso. É agir com a razão, deixar emoção de lado e seguir em frente”, frisou.

Parraga elogiou os jogadores que se apresentaram nesta segunda-feira. “Todos foram muito bem indicados, porém, existe uma série de fatores que vai fazer o atleta permanecer ou não. São detalhes como adaptação, atitude, estar ou não em um bom dia…”, esclareceu.

Após a entrevista de apresentação, o experiente técnico já comandou, no gramado do estádio Décio Vitta, um treinamento coletivo para movimentar os recém-chegados ao clube e iniciar o processo de avaliação.

JOGOS-TREINOS

Como parte do processo de avaliação do elenco, o Rio Branco realiza, já nesta semana, os primeiros jogos-treinos. Na sexta-feira (21), o teste será contra um combinado de Piracicaba e, no sábado (22), o adversário será a seleção de Araras. Ambas as partidas acontecem no Décio Vitta, às 9h30, contra times com atletas também com o limite de idade de 23 anos exigido pela Bezinha.

“Esses jogos servirão para que nós possamos analisar os nossos atletas e também observar nessas equipes um outro jogador que possa a vir a nos interessar, por isso a exigência da atividade contra times Sub-23”, explicou Parraga.

“Na segunda-feira da próxima semana, os nossos dirigentes estão trabalhando para marcar um terceiro jogo-treino. Está sendo conversado com Velo Clube e Guarani para saber da possibilidade. Nesse caso, é uma atividade de um nível melhor”, completou o treinador riobranquense.

De acordo com programação definida pela comissão técnica, o elenco do Rio Branco trabalha nesta terça-feira em dois períodos. Pela manhã, às 9h30, acontece um treino físico/técnico e, às 14h30, um trabalho tático.

Jogadores no primeiro treino com bola no Décio Vitta (Foto: Cláudio Mariano | TodoDia Imagem)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também