Home Cultura Rappers gravam música à distância e mostram engajamento da periferia contra a desigualdade

Rappers gravam música à distância e mostram engajamento da periferia contra a desigualdade

Cantores da região foram reunidos pelo sumareense Demis Preto Realista
by Rogério Verzignasse

Tempos de pandemia. E se o povo da quebrada não tem como ir ao show de rap, os ídolos vão até o povo. Não, nada de live. Dez cantores da região, reunidos pelo rapper sumareense Demis Preto Realista, participaram da gravação de uma música a distância. Cada um elaborou livremente a letra de sua estrofe, a partir de um único tema: a necessidade de ser levar cultura à periferia. E o resultado ficou simplesmente sensacional. 

Em cima da base instrumental, gravada por Demis, cada cantor gravou seu trecho, ao longo de uma semana. E cada artista viajou no discurso contra o sistema político marcado por preconceito, racismo e violência. Os rappers cantam que a comunidade da periferia está engajada na briga pelo acesso à cultura e aos direitos mais básicos. 

A música “Coletivo/ Cultura na Base”, com duração de 4m06, invadiu todas as plataformas digitais nesta segunda-feira (06). O clipe pode ser acessado no YouTube. 

E o idealizador do projeto ficou entusiasmado com o retorno. Ah, não tem retorno financeiro algum. O objetivo da gravação em plataformas digitais foi mesmo difundir as reivindicações e necessidades da população mais necessitada. 

Para reunir a galera, Demis contou com a ajuda de Márcio Rap e Gabriel Valença, seus parceiros no grupo de rap A Família. O contato começou por videoconferência pelo Instagram e a ideia pegou. 

O projeto teve o objetivo de aproximar pessoas através das redes sociais. E, claro, ampliar os canais de comunicação nas regiões e difundir a história das pessoas que fazem hip hop. 

“A música, a poesia e a literatura fazem parte da luta aguerrida contra as desigualdades sociais. A arte é uma ferramenta fundamental na ociosidade do distanciamento”, afirma o rapper. 

O som digital tem as vozes gravadas de Demis Preto Realista, Gabriel Valença, Dj J Chris, Mathak, Gustavo SP, Panda na Voz, Mano F (O Revide), Thinga Vip, DeniBoy, Heuany e Doutor Sinistro. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This