Home Cidades Rebaixamento da represa de Salto Grande gera apreensão em Sumaré

Rebaixamento da represa de Salto Grande gera apreensão em Sumaré

O temor é de possíveis interrupções no abastecimento no município
by tododia

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania), o deputado estadual Dirceu Dalben (PL) e vereadores de Sumaré se reuniram com representantes da CPFL Renováveis nesta quarta-feira (23) diante da possibilidade da redução da vazão do Rio Atibaia devido ao rebaixamento da represa do Salto Grande, em Americana. 

O temor é de possíveis interrupções no abastecimento em Sumaré porque a medida, para redução na quantidade de aguapés, envolve a diminuição da vazão do Rio Atibaia, principal manancial de abastecimento de Sumaré. 

“O Rio Atibaia é o responsável pelo abastecimento de cerca de 70% da nossa população, que é de mais de 280 mil habitantes. Não podemos correr o risco de sofrer com a falta d’água, principalmente pelo momento de pandemia que estamos enfrentando. Além disso, estamos no período de estiagem”, explicou Luiz Dalben. 

Dirceu reiterou a preocupação do prefeito e dos vereadores. “Entendemos a importância deste projeto de limpeza e revitalização da represa em Americana, defendemos este projeto, mas as medidas não podem causar prejuízos à população, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de água”. 

O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol, e o gerente de Meio Ambiente da CPFL Renováveis, Daniel Daibert, que participaram da reunião, garantiram, segundo a assessoria de Dirceu Dalben, que Sumaré não sofrerá prejuízos no abastecimento de água, afirmando que a operação de rebaixamento do nível da represa contará com uma grande infraestrutura de bombas para que a captação no Rio Atibaia continue normalmente. 

Afirmaram ainda que, a qualquer momento, havendo necessidade, a empresa poderá suspender a operação. Também participaram da reunião representantes da BRK Ambiental. 

A reportagem não conseguiu contato com a CPFL. 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This