Home Cidades Rosa do Bem realiza carreata em Americana neste domingo

Rosa do Bem realiza carreata em Americana neste domingo

Evento comemora os dez anos da entidade que atua no combate ao câncer
by Claudete Campos

O Instituto Rosa do Bem realizará uma carreata neste domingo (18), pelas ruas centrais de Americana, para comemorar os dez anos da entidade que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento das mulheres diagnosticadas com câncer. 

Os interessados terão que retirar o tíquete carreata, a ser trocado até este sábado (17) por um quilo de alimento não perecível, nos postos espalhados pela cidade. Posteriormente, os alimentos serão destinados a entidades assistenciais do município. 

A concentração será às 8h30 na frente do CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida Brasil, em Americana. Cada motorista que ficar na fila vai trocar o vale carreata por um adesivo, por um balão biodegradável com sementes de ipês, que serão soltos no final do evento, para ser semeados onde caírem. 

A saída será às 9h. A expectativa da presidente do Instituto Rosa do Bem, Maria Fernanda Grecco Meneghel, é que ao menos 100 carros e motos participem do evento. O pedido da presidente é que os participantes se vistam de rosa, a cor símbolo do Outubro Rosa. 

“Vistam as camisetas, mesmo dos anos anteriores, e venham para a carreata, que será um momento muito importante de paz, alegria e amor”, afirmou Maria Fernanda. 

Neste ano, o trajeto será de 10 km, para marcar os dez anos do grupo. Um trenzinho com as participantes do grupo vai abrir o cortejo. 

O trajeto será: Avenida Brasil, Praça 31 de Março, Rua Itaúna, na frente do Parque Ecológico Cid de Almeida Franco, Avenida Campos Salles, Praça Comendador Müller, Rua Fernando de Camargo e Avenida Brasil novamente. 

São três os objetivos da realização da carreata, o ápice das comemorações do Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre os cânceres que mais afetam as mulheres. 

Um dos objetivos, disse a presidente, é comemorar a vitória das mulheres que tiveram o diagnóstico positivo, foram verdadeiras “guerreiras” e estão curadas. 

Outro objetivo é levar positividade para as mulheres em tratamento. E o terceiro é chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero, que são os que mais matam as mulheres. 

“O câncer tem cura quando diagnosticado no início”, afirmou Maria Fernanda. 

Em razão da pandemia, neste ano foi cancelada a caminhada, que foi substituída pela carreata. No ano passado, participaram da caminhada cerca de 9 mil pessoas, segundo os organizadores. 

MAMOGRAFIAS 

As 700 mulheres que se inscreveram estão fazendo as mamografias desde a segunda-feira passada, em quatro clínicas parceiras na cidade. 

Em caso de diagnóstico positivo, as mulheres são encaminhadas para fazer os exames complementares, como ultrassom, punção e biópsia em Campinas. Confirmado o câncer, as mulheres fazem o tratamento no Hospital do Amor, em Barretos.

PONTOS DE TROCA 

Ameripan – R. Josias Silveira Camargo, 25 – Vila Santa Catarina
Tutti Quanti  – R. Florindo Cibin, 524 – Vila Medon
Mercatto – Av. Brasil, 1770 – Vila Frezzarin
House Jeans – R. Anhanguera, 213 – Centro – Americana
Fótica (todas as lojas) – Praça Comendador Muller, 24 – Centro
Fundo Social de Solidariedade  – R. Antonio Frezzarim, 412 – Jd. São Paulo
Basílica de Santo Antonio – R. Dr. Vieira Bueno, 150 – Centro 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This