Home Cidades Santa Bárbara anuncia a reabertura de bibliotecas e teatros

Santa Bárbara anuncia a reabertura de bibliotecas e teatros

Americana também vai reabrir Biblioteca Municipal na semana que vem; outras cidades não têm previsão
by Pedro Heiderich

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste anunciou em decreto publicado nesta quarta-feira (28) a reabertura de bibliotecas municipais na terça-feira (3) e de teatros e centros culturais, a partir de sexta-feira (6). Assinado pelo prefeito Denis Andia (PV), o decreto dispõe sobre o plano de ação para a retomada das atividades culturais.

O documento destaca que os equipamentos públicos vinculados à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo “retomarão seus serviços ao público de forma gradual”. As bibliotecas municipais funcionarão das 8h às 12h, a partir de terça-feira (3), com atendimento ao público com agendamento via telefone ou internet, só para retirar o material solicitado.

O decreto aponta ainda que teatro, anfiteatro e centros culturais “só voltam com quatro semanas na fase verde”, ou seja, a partir da sexta-feira (6).

A publicação de Denis ressalta que a Secretaria de Cultura e Turismo vai normatizar a sistemática dos empréstimos de livros e do uso do teatro, anfiteatro e centros culturais.

Em Americana, a Prefeitura anunciou nesta semana a reabertura da Biblioteca Municipal a partir de terça-feira (3), das 11h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para realizar devoluções não é necessário agendamento. Os empréstimos devem ser feitos com reserva prévia via telefone ou e-mail e agendamento para retirada. O uso do local para leitura, pesquisa ou atividades culturais continua suspenso, informa o Executivo, ressaltando a obrigatoriedade do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento mínimo de 1,5 metro.

Sobre a reabertura de teatros e centros culturais, “não existe previsão”, declara a Prefeitura.

SEM PREVISÃO

As outras prefeituras da região foram questionadas a respeito de previsão de reabertura de bibliotecas, teatros e espaços culturais municipais. A Prefeitura de Nova Odessa informou que não há previsão de reabertura.

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, disse que, até quarta-feira (28), “não há previsão para a reabertura e liberação da biblioteca e espaços culturais municipais. O tema está em discussão e análise. O Comitê avalia o cenário municipal para garantir a segurança à saúde pública e evitar a disseminação da Covid-19”.

Em Sumaré, a Prefeitura respondeu que as bibliotecas municipais “atendem apenas os casos de devolução de livros (dos empréstimos efetuados antes da pandemia, e que devido ao fechamento por conta da quarentena não puderam ser devolvidos) e para doação, seguindo os protocolos de saúde”.

A nota do Executivo aponta ainda que as bibliotecas “seguem o Comitê Intersetorial para Ações de Retorno, que decidiu pela manutenção do ensino remoto na Rede Pública Municipal de Ensino e das escolas conveniadas”.

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This