Home Cidades Santa Bárbara quer sugestão para mobilidade urbana

Santa Bárbara quer sugestão para mobilidade urbana

Participação popular para adequações no sistema viário segue até o dia 20
by Rogério Verzignasse

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste abriu ontem (9) espaço para a participação popular na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Até o próximo dia 20, por meio de e-mail disponível em link no endereço virtual da prefeitura, o cidadão pode dar sugestões de adequações no sistema viário, de forma a aprimorar a circulação dos veículos e a segurança dos pedestres. 

O projeto definitivo – com as sugestões analisadas – será elaborado pela empresa Urbanizar Arquitetura e Urbanismo, contratada por meio de processo licitatório para a consultoria. 

Uma audiência pública, quinta-feira, abriu espaço para que a comunidade já participasse do processo. “Foram abordados aspectos socioeconômicos, a estrutura física do município, os serviços de transporte coletivo e alterações hipotéticas no sistema”, comentou a secretária de Planejamento de Santa Bárbara d’Oeste, Angela Soeiro. 

A abertura do canal on line democratiza o projeto, mas o tema já vem sendo debatido, e algumas intervenções já  vêm sendo executadas desde 2013, durante os dois mandatos do  prefeito Denis Andia (PV). 

Além da sinalização adequada – pintura de solo, placas indicativas, instalação de lâmpadas led nos semáforos, lombofaixas, reforma de reformas em rotatórias e canteiros, alargamentos de vias e construção de baias – a prefeitura buscou parcerias e investiu em obras estratégicas. 

A Avenida São Paulo foi prolongada, o que garantiu um novo e rápido acesso a Americana. Novas avenidas passaram a ligar a avenida a outra outra via estratégica, a Avenida Santa Bárbara, e as intervenções ainda otimizaram o fluxo de veículos à SP-304, a terceira via estratégica do sentido. 

A Avenida Corifeu de Azevedo Marques – marginal ao Ribeirão dos Toledos – foi prolongada e modernizada, com nova ponte, guias e sarjetas. 

A obra serviu para desafogar as vias do Centro e facilitar o trânsito até importantes espaços públicos de lazer, como os parques dos Ipês e Araçariguama. 

Santa Bárbara também já instalou o sentido único em meia centena de vias. O sistema binário de circulação tem vias paralelas, com sentidos de circulação opostos entre si, facilitando os retornos de quadra. Ruas das regiões do Jardim Pérola, do Jardim Europa, Mollon, Distrito Industrial I, 31 de Março, Siqueira Campos, Conjunto Roberto Romano, Laudissi (entre outros) já foram readequadas. 

As ações de trânsito também foram fortalecidas com a aquisição de novas viaturas e o uso de recursos tecnológicos – videomonitoramento e drones. 

COMO PARTICIPAR

Quem tiver interesse em colaborar pode acessar o site da prefeitura (www.santabarbara.sp.gov.br) e, na aba Serviços | Plano de Mobilidade Urbana, conhecer o Plano de Mobilidade. Sugestões serão analisadas até o dia 20 deste mês, através do e-mail [email protected] 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This