Celebrações marcam comemorações dos 200 anos de Santa Bárbara

Era madrugada quando o sino da Igreja Matriz anunciou o bicentenário de Santa Bárbara d’Oeste, ontem à zero hora. A cerimônia iniciou a programação especial de aniversário da cidade, zerando os cronômetros que fizeram a contagem regressiva dos 200 dias para os 200 anos em pontos do município. Às 9h, centenas de fiéis acompanharam a tradicional Missa da Padroeira.

Ainda pela manhã, houve a inauguração do “Marco Zero” da cidade, local onde Dona Margarida da Graça Martins começou a escrever a história de Santa Bárbara em 1818.

Quem preferiu curtir uma música no feriado da cidade teve a oportunidade de acompanhar o show do cantor e violeiro Mazinho Quevedo, com a participação da Orquestra Barbarense Feminina de Violas e Amigos Violeiros, na Praça Central.

O Hino de Santa Bárbara tocou nos alto-falantes da igreja e às 18h fiéis saíram em procissão pelas ruas D. Margarida, General Câmara e Santa Bárbara.

Na sequência, o Coral Municipal se apresentou com a Cantata de Natal, seguida da apresentação da Corporação Musical União Barbarense e o acendimento da decoração de Natal na Praça Central.

 

“Chegamos aos 200 anos e eu, como prefeito, tenho sentimento de gratidão. É uma honra trabalhar para cuidar da nossa cidade”, disse o prefeito Denis Andia (PV). “Celebramos no Bicentenário a história de muita gente, de pessoas trabalhadoras, que criaram suas famílias e construíram a nossa cidade. Que Santa Bárbara d’Oeste possa continuar crescendo, se desenvolvendo e que jamais perca a capacidade cativante e acolhedora”, completou.

Na véspera do feriado de ontem, foi realizado o lançamento da 2ª edição do livro “Santa Bárbara d’Oeste 200 anos”, de autoria do jornalista José Pedro Martins.

Realizado na Fundação Romi, o evento integra as celebrações do Bicentenário do município e contou com a presença de autoridades, representantes de empresas e entidades, imprensa e convidados.

A obra é uma iniciativa da Fundação Romi, apresentada pelo Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

O projeto conta também com o apoio institucional do município de Santa Bárbara d’Oeste. Veja alguns momentos das comemorações do bicentenários nas fotos de Bruna Campanhol/TodoDia Imagem:

     

                

Pin It on Pinterest

Share This