Home #tododia Sumaré: 7 em 1

Sumaré: 7 em 1

Com regiões comerciais independentes, cidade se mantém forte no comércio
by tododia
Resultado da revolução industrial, Sumaré se destaca de outras cidades por ter grandes regiões bem desenvolvidas. Área Cura, Nova Veneza, Matão, Picerno, Maria Antonia e Centro, além da área rural, formam, hoje, grandes centros que se destacam por receber boa parte da população e também por, de certa maneira, serem independentes.
Com o passar dos anos, estas regiões se desenvolveram e quem vive nelas colhe os frutos deste crescimento. Hoje, são mais de 16 mil estabelecimentos cadastrados em toda a cidade.
“Os bairros contam com um forte e variado comércio local, além de uma ampla rede de serviços. Além dos comerciantes que são dos próprios bairros, as regiões atraíram grandes redes de lojas e supermercados”, afirma o presidente da Acias (Associação Comercial e Industrial de Sumaré), Domingos Guerreiro.
“Temos sete cidades em uma. Cada região tem sua particularidade, mas todas estão crescendo, com seus comércios fortalecidos e disponibilizando serviços aos moradores, como bancos, lotéricas, entre outros”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josué Cardozo. Para ele, essa descentralização movimenta a economia. “O morador não perde tempo, pois encontra perto de sua casa o que precisa”, complementou.

 

APAIXONADOS POR SUMARÉ
E independente da região, Sumaré é feita de moradores apaixonados pela cidade. Uma delas é a comerciante Tereza de Oliveira. Moradora no Jardim Lucélia, ela chegou em Sumaré há 21 anos. “Vim para trabalhar e estou aqui até hoje”, disse.
A moradora lembra que, quando chegou, o bairro não tinha asfalto, não tinha árvores. “Essa avenida era tudo barro, um buracão. Eu ia trabalhar de bicicleta e tinha que amarrar sacola nos pés”, afirmou. Duas décadas depois, ela comemora o fato de ter, junto do marido, conseguido formar os três filhos. “O pessoal daqui é muito bom, não tenho do que reclamar”, afirmou.
Morador no Matão há 25 anos, o aposentado Paulo Santana também é um apaixonado pela cidade. Proprietário de uma banca de jornais, que comprou do tio, ele afirma que já percorreu várias cidades pelo Brasil, mas não troca Sumaré por nada. “O Matão é, hoje, uma cidade, dá para fazer tudo aqui. É sossegado e o pessoal é muito bom”, disse. “Já rodei o Brasil inteiro, mas adoro Sumaré.
Também morador no Matão, o aposentado Amadeu Crispim concorda que o bairro melhorou nos últimos anos. “Quando vim para cá, era tudo mato. Foram várias benfeitorias, melhorou asfalto, aqui tem tudo”, afirma.
Já o analista fiscal Edson da Silva, que mora no Jardim João Paulo II, diz que construiu sua história em Sumaré. “Fiz a minha vida aqui em Sumaré. Sou pernambucano e vim para cá há 12 anos. Construí patrimônio e estou trabalhando. Sumaré é minha paixão”, resumiu.

 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

Paulo Santana e a esposa Rosa: 25 anos no Matão

As áreas de Sumaré:
Área Cura
Nova Veneza
Matão
Picerno
Maria Antonia
Centro
Área rural

 

DO LADO DE LÁ
E quando uma região se desenvolve, ela atrai gente interessada em prosperar. Foi o que aconteceu com o empresário Aparecido Angelo Gonçalves, o Cido do Valle. Proprietário da Do Valle Veículos, sua história com Sumaré começou na Rua Antonio do Valle Mello, onde ficava sua primeira loja.
Os negócios prosperaram e a revendedora passou a atender na Avenida Rebouças, onde ficou por 25 dos 35 anos de sua história na cidade. A relação com Sumaré continuou a se desenvolver e, novamente, uma mudança para melhor. Há cerca de um mês Cido inaugurou sua nova loja, agora na Avenida da Amizade, região de Nova Veneza. “Estamos em um espaço maior, onde o cliente é atendido com mais conforto. Mudamos de uma área de 540 metro s quadrados para 1200 metros quadrados”, comemora.
Segundo ele, o fortalecimento da região da cidade, em especial o comércio, foi determinante para a mudança para a nova casa. “Esta é uma das áreas que mais vende carros financiados, segundo estudos de financeiras. Sumaré é assim, uma cidade promissora em diferentes áreas”, afirma ele, que é vice-presidente da Acias.
Assim como Cido, outros 1,9 mil empreendedores apostam nessa região da cidade, formada por bairros como Nova Veneza, Manchester, Jardim Ipês, Jardim Santa Maria, Jardim Conceição, Parque Silva Azevedo, Inocoop, Veccon Zetta e Jardim Vitória.
“Vim do interior de Minas Gerais para cá há 14 anos. Moro no Nova Veneza e a região cresceu bastante e melhorou com escolas, mercado, empresas. Estou grávida de sete meses e tenho outros três filhos, todos nasceram aqui. Aqui é bom para trabalhar. Desejo que os meus filhos cresçam aqui com uma boa educação, saúde e trabalho”, afirmou a dona de casa Naiane Rodrigues.

 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

Cido do Valle acompanhou o crescimento da cidade

 

CRESCENDO JUNTO
“Estou na Área Cura há 21 anos, sempre no mesmo lugar. Não tem como não dizer que esta região cresceu e se desenvolveu”, diz a proprietária da Romil Móveis, Débora Aparecida Rodrigues Rovai. Embora atualmente ela não more em Sumaré, pode dizer com a certeza de quem dia após dia viu a evolução de uma região, como tudo mudou.
“Quando chegamos aqui quase não tinha comércios, ruas asfaltadas ou bancos. Eram muitas casas e só um mercado”, relembra. “Hoje a situação mudou, temos até congestionamento”, brinca.
Formada pelo Jardim Bom Retiro, Parque Bandeirantes, Parque São Judas Tadeu, Jardim Denadai, Parque das Nações, Parque Santo Antonio, Jardim Calegari, Jardim São Francisco, Jardim Ipiranga, Jardim Aclamação, Jardim Santiago, Jardim Danúbio Azul, Jardim Maracaná, entre outros bairros, a Área Cura tem cerca de 2,7 mil estabelecimentos cadastrados, ocupando o posto de segunda maior região – fica atrás apenas da área Central, que tem 6,2 mil cadastros.
“Essa região é praticamente uma cidade. É autossustentável”, garante Débora. Ao olhar para trás e ver sua história, ela diz que valeu a pena apostar. “Crescemos com o bairro e isso é motivo de muito orgulho.”

 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

Débora e Milton Rovai viram Área Cura evoluir

 

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This