sábado, 20 abril 2024

Quatro décadas da maior glória

O Guarani comemora amanhã os 40 anos da conquista do título do Campeonato Brasileiro de 1978, obtido graças a duas vitórias por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no Morumbi e no Brinco de Ouro. Até hoje, o Alviverde campineiro é o único time do interior do Brasil a conquistar o titulo de primeira divisão. Já nas competições nacionais, divide o feito com o Juventude (1999), Santo André (2004) e Paulista de Jundiaí, todos vencedores da Copa do Brasil.

A conquista serviu para projetar no futebol brasileiro nomes como o técnico Carlos Alberto Silva, falecido no ano passado e que antes de chegar ao Guarani trabalhava na Caldense (MG). Jogadores como Zenon, Careca e Renato também alcançaram o estrelato após a conquista da Taça de Ouro. Também serviu para coroar a carreira de atletas tarimbados, como o volante Zé Carlos, que faleceu neste ano.

O próprio clube colheu dividendos. No ano seguinte chegou ao quarto lugar na Copa Libertadores da América, faturou a Taça de Prata de 1981, arrebatou o terceiro lugar no Brasileirão de 1982 e obteve mais dois vices nacionais, em 1986 e 1987.

Com o passar do tempo, diversas homenagens foram realizadas como na festa com os campeões realizada em 2008 e cerimônias realizadas antes de jogos oficiais. Exemplo disso pode ser visto durante a Série C de 2013, no dia 18 de agosto, quando Neneca e Carlos Alberto Silva foram ovacionados pelo público presente para assistir ao empate sem gols entre o Guarani e Madureira.

“O Guarani nunca esquece da gente”, era o que sempre disse o treinador que por causa desta conquista ganhou um busto localizado no estádio e viabilizado pelas contribuições dos próprios torcedores, que não esquecem uma conquista histórica.

A peça foi inaugurada em dezembro do ano passado pela direção do Guarani.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também