A CEI (Comissão Especial de Investigação) da Saúde de Americana termina hoje, sem relatório final, sem a conclusão de todas as supostas irregularidades do setor e sem apresentar possíveis responsáveis. Foi colocado na pauta de votação da Câmara, ontem, um pedido para prorrogação dos trabalhos por 180 dias, mas o pedido acabou derrubado por nove votos, inclusive do relator Thiago Martins (PV).
Na sessão do dia 29 de junho, a CEI foi prorrogada por 15 dias. O pedido original era de 180 dias. Na época, a vereadora e presidente da CEI, Maria Giovana Fortunato (PCdoB), afirmou que o ato foi uma “manobra”. Na sessão de ontem o pedido de prorrogação por 180 dias foi derrotado pelo votos de Otto Kinsui (MDB), Guilherme Tiosso (Pros), Judith Batista (PDT), Paulo Eduardo Dias Junior, o Juninho Dias (MDB), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (MDB), Luiz Carlos Cezaretto, o luiz da Rodaben (PP), Pedro do Nascimento Junior, o Pedro Peol (PV), Rafael Macris (PSDB) e do próprio relator da CEI.
O prazo para a conclusão dos trabalhos termina hoje e sem apresentar o relatório final para votação no plenário, os trabalhos perdem a validade.
De acordo com Giovana, o relatório foi entregue ontem, mas deveria ter sido entregue com 48 horas de antecedência para que os membros pudessem apreciá-lo antes de votar. “Acabou a CEI, acabou. Acaba sem o relatório. Estou totalmente frustrada”, reclamou. Ela afirmou que vai apresentar um relatório independente para o Ministério Público.