quinta-feira, 18 abril 2024

Chuvas na região são o dobro das registradas em agosto de 2017

Em apenas uma semana choveu quase o dobro do volume registrado durante todo o mês de agosto do ano passado nas cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Dos municípios questionados pelo TodoDia, Nova Odessa foi o que teve uma diferença mais significativa, com 83,9 mm de chuvas na primeira semana do mês contra 37,1 mm no mês de agosto de 2017.

Americana, por sua vez, registrou 80,7 mm de precipitações, quase o dobro dos 44,1 mm do mês de agosto do ano passado. De acordo com a prefeitura, dos 80,7 mm de chuvas na primeira semana de agosto, 51 mm correspondem às chuvas do dia 4.

Em Santa Bárbara d’Oeste, a primeira semana de agosto teve 79,2 mm de chuvas, ao passo que em 2017 foram 42,8 mm durante todo o mês. Em Hortolândia a situação é parecida: de 1 a 7 de agosto foram 53,8 mm de chuvas contra 42,7 mm em agosto do ano passado.

Sumaré foi a única cidade cujo índice pluviométrico dessa primeira semana de agosto foi menor que o de agosto de 2017: 69,2 mm contra 80 mm.

Segundo o CMP (Centro de Monitoramento Paulista), órgão responsável pelas informações climáticas e monitoramentos de estações e satélites em curto e longo prazo, a grande quantidade de chuvas que caíram na região em apenas uma semana contribuíram com a melhoria da URA (Umidade Relativa do Ar), que na segunda-feira (6) chegou a 95,5% em Hortolândia.

Questionada sobre o assunto, por meio da assessoria de imprensa, Paulínia informou que durante a primeira semana de agosto choveu 55 mm. Contudo, o município não informou o volume de chuvas no mês de agosto do ano passado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também