Home Cidades Técnica de enfermagem é a primeira vacinada contra a Covid-19 na região

Técnica de enfermagem é a primeira vacinada contra a Covid-19 na região

Profissional da saúde recebeu a CoronaVac nesta quinta-feira (21) no Hospital de Campanha de Santa Bárbara d’Oeste
by Leon Botão

A técnica de enfermagem Darlly Vanessa Alves Chagas, de 33 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 na região. Ela foi vacinada no Hospital de Campanha de Santa Bárbara d’Oeste na manhã desta quinta-feira (21). A profissional está na linha de frente do combate à Covid-19 no município. A cerimônia contou com a presença do prefeito Rafael Piovezan (PV).

Mãe de gêmeos, Darlly é natural de Palmares, Pernambuco, e vive há 6 anos em Santa Bárbara d’Oeste. Ela atua há 8 meses na prefeitura como concursada e trabalha no Hospital de Campanha localizado na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Campus Santa Bárbara. Após receber a dose, a técnica comentou sobre a sensação de alívio e a expectativa da vacinação.

“Vou ficar mais aliviada quando toda a população, não só de Santa Bárbara, mas de todo o mundo, consiga receber essa dose. Tem sido árduo (estar na linha de frente do combate à Covid), não é fácil ficar longe da nossa família, por precaução do contato, mas tem valido a pena, porque a gente acredita que amanhã vai ser um novo dia e tudo vai melhorar”, disse Darlly.

De acordo com o prefeito, a cidade viveu hoje um momento histórico e a prioridade nesse início da vacinação será imunizar os profissionais da linha de frente.

“Vamos agora implementar essa continuidade para o pessoal da linha de frente, pra imunizá-los e deixar uma margem maior de segurança para eles poderem trabalhar, continuarem salvando vidas. Esse é o papel do serviço público, do gestor, ter um pacto pela vida, ter um pacto pela ciência”, disse Piovezan.

O município recebeu 1.560 doses da vacina na noite desta quarta-feira (20) e iniciou a vacinação dos profissionais da saúde nesta quinta. A prioridade da vacinação é dos profissionais de Saúde – sobretudo os que atuam em locais onde há o atendimento de casos da Covid-19 (Hospital Santa Bárbara, Hospital de Campanha e demais estruturas da rede municipal de Saúde).

Conforme mostrou o TODODIA nesta quinta, as doses estão chegando à região em quantidade menor que o esperado pelas prefeituras. A expectativa inicial era de obter cerca de 120 mil doses para as cinco cidades, mas até o momento a soma do total recebido é de cerca de 10.500 doses.

A vacinação começa em um momento crítico para a Região de Campinas, que com 70,6% de taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 405 novos casos por 100 mil habitantes, já se enquadra em dois critérios para retornar à Fase Laranja do Plano São Paulo. O anúncio da reclassificação de todo o Estado está marcado para esta sexta-feira. (Colaborou Rafael Rezende).

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This