Home Cidades Telefonia lidera queixas no Procon

Telefonia lidera queixas no Procon

Prefeitura de Sumaré divulga balanço; em Hortolândia, assuntos financeiros estão no topo das reclamações
by Pedro Heiderich

Órgão de defesa do consumidor, o Procon Sumaré realizou 769 atendimentos ao longo de 2020. A área de telefonia liderou o número de consultas e reclamações, com 145 solicitações – 74 referentes à telefonia celular, que aparece no topo da lista. Na sequência, estão os bancos comerciais (67 atendimentos), financeiras (42) e cartão de crédito (34). As informações são da prefeitura.

Vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência, a unidade do Procon Sumaré está localizada na Rua Antônio Pereira de Camargo, 300, na região central. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Por conta da pandemia do coronavírus, a preferência é que a população procure os serviços de forma remota, por meio do telefone 3873-1071, do Aplicativo 156, ou pelo site da Prefeitura de Sumaré (sumare.atende.net)”, aponta o Executivo. As reclamações também podem ser encaminhadas por meio do site da Fundação Procon SP (www.procon.sp.gov.br), clicando no botão “Faça sua Reclamação”.

Para utilizar o Aplicativo 156 Prefeitura de Sumaré, o munícipe deve baixar o programa que está disponível para celulares com sistema Android (Google Play, distribuidor de aplicativos, no Play Store). O 156 é o canal direto da prefeitura para que o cidadão usuário dos serviços públicos municipais possa fazer o registro da sua manifestação. Por meio dele são recebidas sugestões, reclamações, denúncias e elogios.

“A pandemia impactou diretamente todas as formas de relação de consumo. O Procon Sumaré vem trabalhando, apoiado nas leis, para orientar os consumidores nas situações de conflitos, acreditando sempre que a busca de acordos entre as partes é a ação mais saudável para todos”, afirmou o prefeito Luiz Dalben (Cidadania).

OUTRAS CIDADES

A Prefeitura de Hortolândia informou que foram registrados 3.338 atendimentos no Procon local em 2020. A área que mais se destacou foi a de “assuntos financeiros”, especificamente assuntos relacionados a bancos comerciais.

O Procon de Santa Bárbara d’Oeste informou que em 2020 foram registradas 3,8 mil consultas, a maioria referente a aumento de preços e cancelamento de contratos. “Vale ressaltar que o atendimento presencial foi suspenso em março, retornando em novembro com agendamento. Nesse período foram formalizadas 461 reclamações de atendimento e emitidas 864 cartas de informação preliminar. Serviços privados e financeiros lideraram as reclamações”, encerra a nota do Executivo.

A Prefeitura de Nova Odessa não respondeu aos questionamentos da reportagem até o fechamento desta edição.

Setor também é o primeiro em reclamações em Americana

O Procon de Americana, segundo a prefeitura, teve mais de mil atendimentos por mês no ano passado. Assim como Sumaré, as empresas de telefonia também lideram em reclamações.

Em janeiro de 2020, foram 1.806 atendimentos no geral. Respectivamente, Claro, Telefônica (Vivo) e Banco Itau Unibanco foram as três empresas com mais reclamações. Elas também lideraram em fevereiro, quando foram 1.028. Em março foram 1.387 atendimentos, com Vivo, Claro e TIM entre as três primeiras.

Em abril foram 1.036 atendimentos, com Claro, Vivo e Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia) puxando a lista. Maio teve 1.315 atendimentos no Procon, e junho 1.816. Nos dois meses, Claro, Vivo e Tim foram as empresas com mais reclamações.

Em julho foram 1.624 atendimentos e, no mês seguinte, 1.490 em. Nestes dois meses, lideraram as reclamações Claro, Vivo e CNOVA Comércio Eletrônicos.

Foram 1.563 reclamações em setembro, sendo Claro, Banco C6 consignados e Vivo as líderes. Em outubro e novembro (1.601 e 1.617 reclamações cada), Banco C6 consignados foi o primeiro e Claro segundo. Em outubro o Banco Pan foi o terceiro e em novembro, a Vivo.

Em dezembro foram 1.509 atendimentos, com Claro, Banco C6 consignados e Banco Pan as três primeiras empresas a receberem mais reclamações.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This