Home Brasil + Mundo Terremoto na Turquia e Grécia deixa ao menos 19 mortos e mais de 700 feridos

Terremoto na Turquia e Grécia deixa ao menos 19 mortos e mais de 700 feridos

Ao menos 17 edifícios desabaram em Esmirna, a terceira maior cidade da Turquia. Tendas foram montadas para receber 2.000 pessoas desalojadas
by Folhapress

Um forte terremoto de magnitude 7 na escala Richter (que vai até 9) atingiu o mar Egeu nesta sexta-feira (30) e foi sentido na Grécia e na Turquia, onde prédios desabaram na província costeira de Esmirna. Pelo menos 17 pessoas morreram e 709 ficaram feridas na Turquia, e duas morreram na Grécia, de acordo com informações dos governos locais até ontem à noite.

Os moradores correram para as ruas durante os tremores, também registrados nas cidades de Atenas e Istambul, segundo relatos de testemunhas e vídeos publicados em redes sociais.

Ao menos 17 edifícios desabaram em Esmirna, a terceira maior cidade da Turquia. Tendas foram montadas para receber 2.000 pessoas desalojadas.

Murat Kurum, ministro do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, confirmou que há mais vítimas entre os escombros e que equipes de socorro foram mobilizadas para as operações de resgate.

Uma das mortes já confirmadas foi provocada por afogamento. O nível do mar subiu rapidamente após os tremores. “Parece haver um pequeno tsunami”, disse a uma emissora local Ismail Yetiskin, prefeito de um dos distritos atingidos.

Na Grécia, dois adolescentes foram encontrados mortos na cidade de Vathy, na ilha de Samos, numa área onde um muro desabou.

Moradores da ilha, que tem uma população de cerca de 45 mil habitantes, receberam um alerta para ficar ao ar livre e longe de prédios e de áreas costeiras.

O epicentro foi registrado a cerca de 17 km de Esmirna, a uma profundidade de 16 km.

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This