Home Cidades TRT-15 doa 80 toneladas de processos

TRT-15 doa 80 toneladas de processos

Cerca de 135 mil processos trabalhistas já encerrados foram doados a uma cooperativa de reciclagem de Paulínia
by tododia

Com sede em Campinas e jurisdição em 599 municípios paulistas, o TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região) doou cerca de 135 mil processos trabalhistas já encerrados a uma cooperativa de reciclagem de Paulínia, que agora estima transformar a montanha de papel – estimada em 80 toneladas – em dinheiro para projetos sociais e ainda ajudar a uma entidade de combate ao câncer. O projeto, batizado de “Papel Social”, vai beneficiar 23 cooperados catadores de papel, além de 33 reeducandos em regime semiaberto que atuam na cooperativa. 

Segundo o diretor presidente da Cooperlínia (Cooperativa de Profissionais da Área de Reciclagem do Brasil), José Carlos da Silva, a doação recebida deverá render aproximadamente R$ 50 mil e 10% do valor obtido com a comercialização do material será revertido à associação Aupacc (Amigos Unidos por Amor Contra o Câncer). 

As pilhas de processos judiciais retiradas na última terça-feira do Arquivo Central do Tribunal, em Betel (Paulínia), encheram seis caminhões-caçamba. 

A Coordenadoria de Gestão Documental do TRT-15 já havia doado, em fevereiro deste ano, um lote de 16,8 toneladas de papel – fruto de descarte de 24.013 processos judiciais – à Cooperlínia Ambiental do Brasil. 

O montante, à época, rendeu quase R$ 12 mil à instituição, que se candidatou a receber o material atendendo a um edital do TRT-15. Esta nova iniciativa da última terça-feira do projeto “Papel Social” é a maior já registrada no Tribunal. 

Para a presidente do TRT da 15ª Região, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, é dever do Tribunal adotar iniciativas sustentáveis. O TRT-15 foi pioneiro na implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), transformando a rotina de suas 153 unidades judiciárias com a eliminação do papel. 

“Por meio de ações como esta, o TRT da 15ª Região reitera seu compromisso com a preservação do meio ambiente e se posiciona como uma instituição que se organiza para operar a redução e a erradicação de impactos socioambientais negativos gerados a partir de suas atividades”, disse a desembargadora. 

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This