sexta-feira, 19 abril 2024
PROJETO CULTURAL

Ação “Achei um livro Hortolândia” espalha 50 livros no parque socioambiental Lago da Fé

A iniciativa foi pensada para incentivar a prática de leitura e também divulgar a Biblioteca Municipal
Por
João Victor Viana
Fotos: Miguel Silva / Rede TodoDia

Você gostaria de estar andando por aí e de repente encontrar um livro? Na cidade de Hortolândia isso foi possível nesta sexta-feira (15) com a ação “Achei um Livro Hortolândia” promovida pela Secretaria de Cultura, na qual 50 livros foram distribuídos estrategicamente pelo Parque Socioambiental Lago da Fé “Ângelo Perugini”.

A iniciativa foi pensada por dois principais motivos, incentivar a prática de leitura para pessoas de diversas idades, e também divulgar a Biblioteca Municipal “Terezinha França de Duarte Mendonça”.

A meia centena de exemplares distribuídos receberam um embrulho especial contendo a explicação da iniciativa, o tema do livro e as informações sobre a Biblioteca, inclusive com o BiblioZap, o serviço de WhatsApp que atende pelo (19) 99976-7880.

Os felizardos que encontraram as obras literárias, puderem também fazer uma publicação nas redes sociais, marcando a Biblioteca e a Secretaria de Cultura e utilizando as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #seculthortolandia.

“Como diz aquela frase famosa ‘um livro te leva a outros livros’. Essa é a intenção, incentivar a leitura, e assim criar uma comunidade leitora, trazendo o pessoal para ser um leitor assíduo da Biblioteca”, disse o bibliotecário e chefe de setor da Secretaria de Cultura, Rafael da Silva, ele também foi o responsável para distribuição de uma parte dos livros.

As pessoas que frequentaram o parque para fazer algum tipo de atividade física ou de lazer foram sendo pegas de surpresa com livros espalhados por diversos pontos do extenso local público.

Segundo a moradora de Hortolândia Sabrina Barros, ela se sentiu privilegiada de encontrar os livros. “Foi um super presente porque ganhar um livro é você trazer vida para uma pessoa. É trazer de volta aquela cultura em que a gente ia para a biblioteca e tinha aquele momento mágico de ler as histórias e se sentir nelas”, disse a mulher, que estava acompanhada dos filhos.

Quem concordou com a ideia foi a também moradora Dinha Marques, que valorizou a divulgação da Biblioteca. “Eu mesma nem sabia onde era a biblioteca hoje em dia. Além de você ganhar um livro, você ainda fica sabendo mais da biblioteca e pode pegar mais livros para leitura, que é uma coisa que desenvolve muito a mente das pessoas”, expressou.

Para quem quiser usufruir dos serviços oferecidos pela Biblioteca Municipal, basta comparecer em horário comercial no piso inferior do Open Shopping, no endereço Rua José Camilo de Camargo, nº 581. Não só pelos livros, mas o local oferecer diversos tipos de entretenimento, como brinquedoteca, sala infantil, acesso a internet gratuito, vídeo game, jogos lúdicos, entre outros.

Quem quiser levar um livro para casa um dos mais de 18 mil exemplares disponíveis, é necessário fazer um cadastro levando cópia do documento de identidade e de um comprovante de residência. Podem ser locados até três pelo período de 14 dias, sendo possível ainda aumentar esse prazo de entrega conversando diretamente pelo BiblioZap.

Fotos: Miguel Silva / Rede TodoDia
Fotos: Miguel Silva / Rede TodoDia
Fotos: Miguel Silva / Rede TodoDia
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também