sexta-feira, 19 abril 2024

Apreensão de celulares aumenta 68,4% em presídios de Hortolândia

Número de aparelhos localizados saltou de 418 para 704, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária  

FIO CORTADO | Celulares apreendidos em Hortolândia (Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação)

Balanço divulgado nesta segunda-feira (24) pela SAP (Secretária de Administração Penitenciária) do Estado de São Paulo aponta que em 2021 foram apreendidos 704 telefones celulares nas unidades prisionais de Hortolândia. O número é aproximadamente 68,42% superior ao registrado em 2020, quando foram 418 aparelhos apreendidos.

Os números informados pela SAP levam em consideração os celulares encontrados nos CDPs (Centros de Detenção Provisória), nas penitenciárias e nos CPPs (Centros de Progressão Penitenciária).

Em 2020, 82,77% dos aparelhos haviam sido apreendidos antes de chegarem às mãos dos detentos. Em 2021, este percentual subiu para 83,95%.

Segundo a Secretaria, o aumento de apreensões aconteceu devido à intensificação das revistas e ao uso de ferramentas tecnológicas, como armas antidrones, que foram integradas no final de 2021.

Segundo a SAP, as unidades prisionais contam com sistema de scanner corporal, raio-x e detectores de metais para evitar a entrada de aparelhos de comunicação e outros itens que não são permitidos. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também