quarta-feira, 24 abril 2024

Aprovada área para Corpo de Bombeiros em Nova Odessa

Projeto de lei agora será enviado à Câmara para autorizar mudança da categoria de uso do terreno de 4 mil metros, que fica na Avenida João Pessoa

Audiência Pública ocorrida no último dia 31 de março na EMEF Professora Salime Abdo, no Jardim Santa Rita 2  (Foto: Prefeitura de Nova Odessa/ Divulgação)

Foi aprovada definitivamente pela comunidade, na Audiência Pública ocorrida no último dia 31 de março na EMEF Professora Salime Abdo, no Jardim Santa Rita 2 (a segunda sobre o tema), a desafetação e afetação da área pública municipal para a instalação de um “Complexo de Segurança” de Nova Odessa, que contará com a Base do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado. A audiência pública foi conduzida pela secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Juliana Camargo, e pelo secretário-adjunto de Obras e Planejamento, Renan Cogo.

O processo, que já havia sido analisado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, será agora encaminhado pelo Poder Executivo para a Câmara, na forma de um projeto de lei autorizando a mudança da categoria de uso do terreno, que pertence à prefeitura e que fica na Avenida João Pessoa, no Bosque dos Cedros.

A área pública era considerada um Sistema de Lazer, mas deve passar à categoria de área para Uso Especial, abrindo espaço para o “Complexo de Segurança”, a começar com a base do Corpo de Bombeiros – além de, no futuro, das novas sedes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Defesa Civil.

O terreno tem 4 mil metros e localização estratégica, próximo ao cruzamento com a Avenida Ampelio Gazzetta, quase em frente ao Fórum.

“Por meio das audiências públicas, a população contribui para que os assuntos de interesse público e coletivo sejam assegurados. Agora, findada a aprovação da desafetação e afetação da área pela comunidade local, seguimos com os trâmites junto ao governo do estado, cujo convênio assinamos em dezembro”, afirmou o prefeito Claudio Schooder, o Leitinho (PSD).

Como o Município não dispõe de verbas para a construção, a prefeitura reivindica os recursos junto ao deputado Rafa Zimbaldi e ao então secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marcos Vinholli. O compromisso, neste caso, é pelo envio de R$ 1,6 milhão para ajudar a prefeitura a custear as obras da nova base do Corpo de Bombeiros.

“Felizmente, está tudo encaminhando. Vamos começar a construir, em breve, se Deus quiser, o Complexo de Segurança para fazer a diferença na vida da população de Nova Odessa, com os três órgãos trabalhando juntos, num só lugar. Nova Odessa tem 116 anos e não tem bombeiro. E a atual gestão, no seu segundo ano de mandato, já está viabilizando isso”, disse o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também