sábado, 20 abril 2024

Biometria comportamental na prevenção de fraudes

Por Cassiano Cavalcanti 

Muito tem se falado sobre a biometria comportamental e como ela tem mudado a perspectiva na detecção e prevenção de fraudes. A biometria comportamental analisa o comportamento cognitivo e físico do usuário digital para distinguir as atividades de cibercriminosos e de clientes legítimos, identificando os fraudadores e possíveis roubos de identidade. A detecção é possível porque usuários legítimos e fraudadores interagem diferentemente quando utilizam as plataformas digitais, como aplicativos de banco ou abrindo uma conta digital. Geralmente, fraudadores copiam e colam dados, enquanto clientes digitam seus próprios dados. Este é apenas um simples exemplo, pois detectar anomalias comportamentais é muito mais complicado que isto.

Ao contrário da biometria baseada em traços biológicos estáticos, ou imutáveis, como uma impressão digital, a biometria comportamental analisa as ações de um cliente continuamente e de forma transparente. A biometria comportamental analisa os padrões de movimento de uma pessoa durante uma sessão e compara constantemente com o comportamento passado e mantêm esta avaliação durante toda a jornada na aplicação do banco, reforçando a proteção contra fraudes.

Por meio de algoritmos avançados de Machine Learning para analisar padrões, a biometria comportamental consegue detectar se a pessoa está se comportando de acordo com seu perfil, como um fraudador ou mesmo se é um ataque automatizado, como BOT (diminutivo de robot) ou RAT (Remote Access Tool). Para realizar essa análise, são coletados dados do mouse, teclado, touchscreen e do dispositivo, como velocidade, tempo de digitação, tamanho e força da pressão, orientação, atalhos, etc.

Apesar de analisar milhares de parâmetros, a biometria comportamental deve ser transparente para os clientes, seja na web ou no mobile, pois a análise da forma como a pessoa segura o telefone ou salta entre campos é um processo passivo. A biometria comportamental deve ser de uma forma transparente sem nenhum impacto negativo para o consumidor, melhorando a experiência do cliente, o que é um objetivo de muitas instituições financeiras, além de prevenir fraudes.

Ao longo do tempo, os métodos e golpes aplicados pelos cibercriminosos evoluíram especialmente para enganar os sistemas tradicionais de prevenção.

A biometria comportamental tem sido utilizada para proteger adultos vulneráveis por meio da análise da idade, reduzindo o atrito aos usuários e abrindo portas para a inovação com o aumento da segurança nos canais digitais.

Como resultado, a biometria comportamental é uma experiência positiva para os clientes, porque cada indivíduo tem um perfil específico dos seus hábitos e movimentos, que são constantemente comparados à atividade que estão a realizar durante uma sessão e são difíceis de duplicar. 

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