quinta-feira, 18 abril 2024

Bolinho de Chuva

Bolinho de chuva é um clássico do lanche vespertino, com suco ou chá para as crianças e com café (com ou sem leite) para os mais crescidos, é daquelas receitas de coração, que cada um faz do seu jeitinho, como a avó, a tia ou a vizinha ensinaram –e claro, não há nada de errado nisso.

Apesar de a versão tradicional (que se acredita ter vindo, como tanto da confeitaria nacional, dos adocicados receituários portugueses) ser simples, apenas coberta com açúcar e canela, o bolinho de chuva pode ser também recheado: banana, maçã, goiabada e doce de leite de corte são algumas opções que ficam muito gostosas.

Para ficar perfeito, é preciso prestar atenção em dois pontos principais da receita. A massa não pode ser muito líquida, mas também não deve ser muito pesada, sob risco de comprometer a deliciosa textura fofíssima. Preste atenção às quantidades e, se precisar acertar algo, faça aos poucos. Além disso, o óleo para a fritura precisa ser quente, mas não tanto, sob pena de ter como resultado bolinhos dourados por fora e crus por dentro.

Bolinho de chuva

 

INGREDIENTES

•  2 ovos
•  1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
•  3/4 xícara (chá) de leite
•  1 colher (chá) de essência de baunilha
•  2 colheres (sopa) de açúcar
•  1 colher (sopa) de fermento químico
•  Óleo para fritar
•  2 colheres (sopa) de açúcar
•  1 colher (chá) de canela em pó

MODO DE PREPARO

Em uma tigela, misture os ovos, o leite, o açúcar e a baunilha e bata bem. Acrescente a farinha até formar uma mistura semelhante à de um bolo. Deve ser cremosa e bem espessa. Adicione o fermento e misture; se quiser rechear, coloque cubos de banana, maçã, goiabada ou doce de leite de corte na tigela. Com uma colher de chá, pegue a massa. Se estiver com recheio, cubra levemente o cubo com a massa. Coloque as colheradas no óleo quente, até 5 por vez. Não despeje a massa de cima –procure encostar levemente a colher no óleo para que o bolinho fique mais redondo. Se achar que a massa está se espalhando pelo óleo, coloque um pouco mais de farinha. Cuidado com a temperatura do óleo; se os bolinhos estiverem ficando muito escuros, abaixe o fogo. Passe no açúcar com canela para servir.

Receita da colunista de gastronomia da Folha de S.Paulo, Juliana Ventura.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também