sexta-feira, 19 abril 2024

Brasília é ‘inundada’ por outdoors pró-Bolsonaro em afronta à lei

Com as cores da bandeira do Brasil, há mensagens inclusive de incentivo ao voto de idosos e outras com slogans repetidos pelo presidente Jair Bolsonaro 

NAS RUAS | Outdoor com mensagem pró-Bolsonaro (Foto: Pedro Ladeira / Folhapress)

Outdoors de grupos bolsonaristas que convocavam as pessoas para as comemorações do 7 de Setembro foram substituídos por imagens com frases idênticas e design similar, promovendo, na prática, uma propaganda que é proibida por lei.

Com as cores da bandeira do Brasil, há mensagens inclusive de incentivo ao voto de idosos e outras com slogans repetidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores.

Às vésperas do Dia da Independência, líderes do Movimento Brasil Verde e Amarelo assumiram, em entrevista à Folha de S.Paulo, a autoria e o custeio de outdoors com a frase “É agora ou nunca” –repetindo o ultimato dado por Bolsonaro para que os apoiadores fossem para as ruas pela última vez.

Um lema presente em praticamente todas essas propagandas, “brasileiros pelo Brasil”, se repete nos novos outdoors, que se espalharam por várias vias da capital federal.

A lei eleitoral, no parágrafo 8º do artigo 38, diz que “é vedada a propaganda eleitoral mediante outdoors, inclusive eletrônicos, sujeitando-se a empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos à imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa no valor”.

Procuradas novamente nos últimos dias, lideranças do Movimento Brasil Verde e Amarelo afirmaram que não estão por trás das novas mensagens.

Pessoas do setor ouvidas de forma reservada, no entanto, confirmam que após os atos do 7 de Setembro empresários envolvidos com as placas decidiram manter os outdoors, com novo conteúdo.

A mudança começou no dia 8 de setembro.

Apesar das novas frases, todos os novos outdoors mantiveram a assinatura “Brasileiros pelo Brasil”.

Em um deles, a placa convoca: “Leve seus avós para votar, o Brasil precisa deles!”. De acordo com a última pesquisa do Datafolha, porém, entre os eleitores acima de 60 anos Bolsonaro tem uma de suas mais baixas intenções de voto, 28% (contra 33% na população em geral).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também