sábado, 20 abril 2024

Confiança da construção sobe e alcança patamar ‘pré-Covid’

O Índice de Confiança da Construção (ICST), divulgado ontem (26), no Rio de Janeiro pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), subiu 4,1 pontos e alcançou 87,8 pontos em agosto. Esta é a quarta alta seguida, depois das quedas percebidas em março e abril, no começo da pandemia de Covid-19, que paralisou boa parte dos setores econômicos do País. Com isso, o índice recuperou 82% dessas perdas.

Segundo a coordenadora de Projetos da Construção da FGV Ibre, Ana Maria Castelo, a elevação ocorreu nos dois grupos componentes do índice, influenciados por perspectivas menos pessimistas para os próximos meses e pela melhora da situação atual.

Mas ela destaca que o cenário ainda é difícil para empresários do setor. “A sondagem [pesquisa] mostra que a confiança dos empresários da construção está próxima do patamar pré-Covid, refletindo a evolução favorável de seus dois componentes. Contudo, mesmo com a retomada a um cenário anterior de atividades, o ciclo produtivo foi afetado. Para 35,6% das empresas, os negócios continuam fracos”, explicou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também