terça-feira, 16 abril 2024

Consultas crescem em Americana e PS do Covid é acionado

As consultas médicas por problemas respiratórios no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi aumentaram 63% de abril para maio, e a Prefeitura de Americana ativou o pronto-socorro exclusivo para coronavírus nesta semana. A informação foi revelada ontem.
O pronto-socorro exclusivo para coronavírus, com 15 leitos de média complexidade e recepção separada, onde ficava o antigo pronto-socorro, começou a ser utilizado esta semana, por conta do crescimento da demanda.
A utilização do espaço se inicia também após a contratação temporária da prefeitura de 18 funcionários para o hospital.
A ala específica para a doença já estava pronta desde meados de maio. A prefeitura frisou que ele não estava fechado. “Conforme temos dito há algum tempo, o espaço funcionaria no momento em que houvesse demanda para isso, o que passou a se efetivar nesta semana”, informou.
Além dos leitos do pronto-socorro exclusivo, o hospital municipal tem mais 15 leitos destinados ao coronavírus, sendo dez com respiradores e outros cinco de retaguarda (estes, assim como os 15 leitos do pronto-socorro exclusivo, não têm respiradores).
Só em maio, Americana registrou quatro mortes, indo de três a sete óbitos por coronavírus. O número de casos positivos, que era de 52 até o fim de abril, foi para 105 no fim de maio, ou seja, foram 53 infectados durante o mês.
Apenas nesta primeira semana de junho, Americana confirmou mais duas mortes, de idosas que moravam no asilo Flor de Liz (outras duas moradoras do asilo morreram em maio). Outros seis moradores e três funcionários do asilo também estão infectados.
Além de ir a nove óbitos, Americana registrou mais 53 infectados, o que foi registrado em todo o mês de maio, isso em apenas cinco dias, e investiga quatro mortes suspeitas. Vinte e seis pessoas estão internadas, sendo quatro casos positivos e 22 suspeitos.
Segundo boletim epidemiológico divulgado ontem, 13 pacientes estão internados no HM com Covid ou com suspeita. Sete estão internados nos leitos com respiradores (70%) e seis nos leitos sem respiradores (30%).
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também