sexta-feira, 19 abril 2024

Contratado, ‘pero no mucho’

O Santos anunciou ontem um acerto com o técnico argentino Jorge Sampaoli, 58, comandante da Argentina na Copa do Mundo da Rússia.

O clube alvinegro afirma que a assinatura do contrato deverá ser feita em um encontro presencial neste fim de semana. O estafe do treinador, por outro lado, adota cautela e afirma haver apenas conversas, que deverão avançar nos próximos dias.

Quem trabalha com o técnico se assustou com as manifestações do Santos nas redes sociais, dando a contratação como certa.
O clube publicou até uma carta em seu site oficial, assinada pelo presidente José Carlos Peres, em que diz que “a vida precisa de ousadia. Podemos não ter o maior orçamento do futebol brasileiro, mas temos a maior marca entre os clubes nacionais e precisamos saber utilizá-la. Assim conseguimos atrair jogadores como Carlos Sánchez, Bryan Ruiz, Derlis González e agora o técnico Jorge Sampaoli.”

Sampaoli deve chegar a Santos amanhã. Um dos aspectos que precisa ser definido é a inclusão de profissionais de análise de desempenho em sua comissão técnica, que por enquanto só conta com a confirmação do preparador físico Jorge Desio.

O argentino é uma aposta de José Carlos Peres. Na última segunda-feira, durante reunião do comitê gestor do clube, Ariel Holan, técnico do Independiente (ARG), e Dunga eram os nomes mais cotados para o comando após a ida de Abel Braga, antigo plano A, para o Flamengo. Vanderlei Luxemburgo e Zé Ricardo também estavam na pauta.

Holan e o Santos chegaram a conversar e discutiram inclusive o pagamento da multa rescisória ao Independiente. Mas Peres pensou em Sampaoli, cuja possibilidade não foi aventada na reunião com o comitê, e decidiu iniciar as tratativas sozinho. O estafe do técnico respondeu positivamente e então iniciaram a negociação.

LEMBRANÇAS
A busca por Sampaoli lembra o processo que levou à contratação de Cuca nesta temporada, na qual o presidente centralizou a decisão e tomou a frente das negociações. O nome do técnico não era nem cogitado para substituir Jair Ventura. O colombiano Juan Carlos Osorio, Luxemburgo e Zé Ricardo eram os favoritos.

Peres atendeu a uma sugestão do vice-presidente Orlando Rollo, que lembrou de Cuca. Peres ligou para o treinador e o negócio foi fechado na mesma ligação. Horas depois, o Santos fez o anúncio oficial.

O Santos enfrenta a concorrência de clubes da Europa e dos Estados Unidos, que querem contar com o argentino para a próxima temporada.

Treinar no Brasil é um sonho antigo de Jorge Sampaoli. Quando estava na Universidad de Chile (CHI), onde fez seu grande trabalho na carreira conquistando três vezes o Campeonato Chileno e uma Copa Sul-Americana entre 2011 e 2012, a equipe que gere a carreira do técnico trabalhava para colocá-lo no futebol brasileiro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também