sexta-feira, 19 abril 2024

Furacão Ian causa estragos na Flórida e enfraquece, mas voltará a ganhar força

Combinada aos fortes ventos, a chuva fez com que milhares de pessoas permanecessem em casa para se proteger 

Após enfraquecer durante a madrugada e ser rebaixado para uma tempestade tropical, o Ian, um dos maiores fenômenos climáticos dos EUA nos últimos anos, voltará a se intensificar e atingir a categoria de furacão nesta quinta (29), segundo o Centro Nacional de Furacões. As regiões mais críticas estão concentradas nos estados da Flórida, Geórgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte, de acordo com informações dos serviços meteorológicos americanos. Os danos da por ora tempestade tropical são avaliados como históricos, e especialistas alertam para inundações catastróficas com risco de vida.

Na Flórida, o governador Ron DeSantis informou que ao menos duas pessoas morreram, mas disse que ainda não se sabe se há relação direta com o evento climático. “Nunca tínhamos visto inundações como esta”, disse o republicano durante entrevista coletiva. “É um evento que ocorre uma vez a cada 500 anos.”

Pouco depois, autoridades do condado de Volusia confirmaram a morte de um homem de 74 anos que teria saído durante a tempestade para tentar drenar a piscina de sua casa, de acordo com a BBC. Os ventos, segundo o centro de furacões, chegaram a cerca de 110 km/h.

“Estamos assistindo a uma tempestade que mudou o perfil de uma parte significativa do nosso Estado”, disse DeSantis. O governador prevê que a reconstrução local pode levar anos. Ao menos 28 helicópteros estão realizando resgates aéreos de pessoas em áreas inundadas, e hospitais foram esvaziados.

Áreas como Cape Coral e Fort Myres, cidades palcos de inundações, estão devastadas. Imagens captadas por jornalistas e internautas e compartilhadas nas redes sociais mostram a água invadindo ruas residenciais de Fort Myres acompanhada de fortes ventos. Ao longo da manhã desta quinta, mais de 2,6 milhões de casas e estabelecimentos comerciais da Flórida estavam sem energia elétrica, de acordo com o site especializado PowerOutage.

Combinada aos fortes ventos, a chuva fez com que milhares de pessoas permanecessem em casa para se proteger. Na pequena cidade litorânea de Punta Gorda, alguns residentes contrariaram as recomendações para deixar o local por receio do que encontrariam na rua.

Joe Ketcham, 70, foi um deles. “O vento soprava de maneira constante sobre nossas cabeças; podíamos escutar o metal golpeando os prédios; estava escuro, e não sabíamos o que acontecia do lado de fora”, disse ele à agência de notícias AFP.

BIDEN 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou a passagem do Ian na Flórida um desastre nacional, classificação que permite o envio de ajuda federal ao estado para ajudar nos esforços de recuperação. Segundo a Casa Branca, a chefe da Agência Federal de Gestão de Emergências, Deanne Criswell, será enviada ao estado na sexta (30) para monitorar a situação -uma equipe da agência já está no local.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também