sexta-feira, 19 abril 2024

Identificado contaminante em mais lotes de petisco

Tutores de pelo menos nove estados e do Distrito Federal relataram à Polícia Civil de Minas Gerais mortes de cachorros após o consumo dos alimentos

Resultados preliminares de análises do Ministério da Agricultura identificaram a presença de monoetilenoglicol, uma substância tóxica, em novos lotes de produtos para alimentação animal da marca Bassar Pet Food. 

Tutores de pelo menos nove estados e do Distrito Federal relataram à Polícia Civil de Minas Gerais mortes de cachorros após o consumo dos alimentos. A investigação contra a empresa levou à interdição de uma fábrica, localizada em Guarulhos (SP), e ao recolhimento de todos os lotes de produtos pelo Ministério da Agricultura na semana passada. 

No último dia 2, o órgão divulgou que considerava suspeitos de contaminação dois lotes de produtos: Every Day sabor fígado (lote 3554) e Dental Care (lote 3467). A pasta, porém, determinou na ocasião a suspensão de todos os lotes da marca de forma preventiva, para fazer a investigação.

Nesta sexta (9), ao divulgar as conclusões parciais dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária, o ministério não informou em quais novos lotes foi identificada a contaminação. 

Em nota, Bassar afirmou que fará um recall de todos os produtos fabricados desde 7 de fevereiro de 2022. “Isso compreende todos os lotes de produto, marca própria ou marca Bassar, com numeração acima do lote 3329 (inclusive este)”, explica.

A suspeita do ministério é de que os cães tenham sido contaminados por monoetilenoglicol, que foi detectado em exames veterinários de ao menos dois animais mortos.  

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também